Em meio à pandemia, Rede Mater Dei de Saúde tem todos os Hospitais certificados pela JCI - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Sobre o Mater Dei » Fique por dentro » Imprensa » Em meio à pandemia, Rede Mater Dei de Saúde tem todos os Hospitais certificados pela JCI

Em meio à pandemia, Rede Mater Dei de Saúde tem todos os Hospitais certificados pela JCI

 

A Rede Mater Dei de Saúde tem orgulho de compartilhar a conquista da Acreditação Joint Commission International (JCI) pelos Hospitais Santo Agostinho e Betim-Contagem. As Unidades se juntam ao Mater Dei Contorno, que já possuía a Certificação. Dessa forma, toda a Rede Mater Dei conta uma das certificações internacionais de qualidade em saúde mais respeitadas no mundo. Esta conquista é o reflexo do nosso compromisso com colaboradores, corpo clínico, operadoras de saúde e clientes que confiam em nossos serviços e com toda a comunidade mineira.

Ter uma certificação de qualidade significa para a organização, as operadoras de saúde, o corpo clínico e os clientes a segurança de que nas unidades hospitalares os processos são auditados e validados por entidade independente. Por isso, temos a certeza, mais do que nunca, de que toda Instituição de Saúde deve ter a sua operação pautada por protocolos assistenciais comparáveis às melhores práticas mundiais.
 
Por isso, mesmo com a pandemia do novo coronavírus, a Rede Mater Dei de Saúde manteve o planejamento e recebeu os auditores da JCI, de 31/08 a 12/09/20, nas Unidades Santo Agostinho e Betim-Contagem. A auditoria foi realizada de forma presencial pela equipe da JCI, seguindo todos os protocolos de segurança implementados na Rede. Escolhemos essa certificação porque, com foco na segurança do cuidado e no ambiente, a JCI avalia desde a entrada do paciente no Hospital, passando pelo atendimento até a alta, comparando a conformidade das práticas com os padrões do Manual da Certificação.
 
O Presidente da Rede Mater Dei de Saúde, Henrique Salvador, destaca como é ter todas as Unidades com esse selo de qualidade., especialmente neste ano em que a Rede comemora 40 anos. “Alcançar uma acreditação como a JCI, que avalia os melhores Hospitais do mundo, e ter a aprovação dos nossos processos assistenciais é motivo de muita satisfação e orgulho para nós. Ver a Rede inteira com essa certificação reforça o nosso Compromisso com a Qualidade pela Vida, confirmando a nossa linha de atuação de ter sempre o paciente no centro do cuidado. Nos orgulhamos de continuar cada vez mais buscando inovar, e podendo proporcionar aos nossos pacientes mais segurança e a certeza de que estamos oferecendo atendimento em saúde com acolhimento e qualidade.” afirma Henrique Salvador. Ele também destaca o papel da comunidade Mater Dei. “Reforçamos o grande diferencial da Rede que é o compromisso das pessoas que aqui atuam. Elas são as grandes responsáveis pelo atendimento diferenciado, humanizado e personalizado aos nossos clientes”. 
 
A acreditação é válida por três anos, período em que os Hospitais são permanentemente monitorados pela JCI, até mesmo com visitas sem prévio agendamento quando necessário. A Rede Mater Dei de Saúde trabalha com todos os colaboradores das áreas assistencial, operacional e administrativa, e todo o corpo clínico em capacitações, auditorias internas, exercícios, simulações e contínuo monitoramento.
 
A avaliação de conformidade dos Hospitais foi realizada considerando os 1196 elementos de mensuração estruturados em 14 capítulos do Manual JCI 6ªedição: Metas Internacionais de Segurança do Paciente; Acesso a cuidados e continuidade dos cuidados; Direitos dos pacientes e familiares; Avaliação dos pacientes; Cuidados dos pacientes; Anestesia e Cuidados Cirúrgicos; Gerenciamento e uso de medicamentos; Educação de pacientes e familiares; Melhoria da qualidade e segurança do paciente; Prevenção e controle de infecções; Governança, liderança e direção; Gerenciamento e segurança da instalação; Educação e Qualificações profissionais e Gerenciamento de informações. O processo de avaliação incluiu entrevistas com profissionais e pacientes; observações in loco dos processos de assistência ao paciente; revisão de políticas, diretrizes de prática clínica; rastreadores de processos e de pacientes individuais bem como de ambiente.
 

Sobre a JCI
A Joint Commission International(JCI) identifica, mede e compartilha as melhores práticas de qualidade e segurança do paciente com o mundo. É o mais antigo órgão de acreditação e definição de padrões de atendimento médico dos Estados Unidos, que avalia mais de 20 mil instituições e as inspira na busca da excelência do atendimento seguro e eficiente.
 
Fundada em 1994, a JCI já chegou a mais de 90 países e conta com uma equipe bem treinada de avaliadores e consultores de acreditações internacionais. A missão da JCI é melhorar a segurança e a qualidade dos cuidados médicos na comunidade internacional por meio da prestação de serviços de educação, publicação, consultoria e avaliação. Essa acreditação garante que os padrões, treinamentos e processos usados pela JCI para avaliar o desempenho de instituição de saúde atendem aos mais altos padrões internacionais de referência para entidades de acreditação. A JCI tem o compromisso de acompanhar a dinâmica do atendimento médico global, ao mesmo tempo em que se mantém seu padrão Gold Seal of Approval® reconhecido universalmente.
 

Publicado em: 17/09/2020

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Termos relacionados JCI Acreditação Internacional

Posts Relacionados

25 Junho 2018

​Parceria internacional

Rede Mater Dei de Saúde investe em intercâmbio profissional com universidade de Portugal.
24 Julho 2016

Com certificação máxima de...

A Rede Mater Dei de Saúde está entre as instituições que atendem aos critérios de qualidade e que possuem Acreditação máxima da ANS.
13 Julho 2016

Manutenção das Acreditações...

O Mater Dei Santo Agostinho passou pela avaliação dos auditores externos da Det Norske Veritas – DNV entre os dias 04 e 8 de julho de 2016. O objetivo é assegurar se os serviços oferecidos estão de acordo com as melhores práticas