Dia Mundial do AVC: identificação precoce e procura rápida pelo atendimento médico podem salvar vidas - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Sobre o Mater Dei » Fique por dentro » Notícias Institucionais » Dia Mundial do AVC: identificação precoce e procura rápida pelo atendimento médico podem salvar vidas

Dia Mundial do AVC: identificação precoce e procura rápida pelo atendimento médico podem salvar vidas

O Dia Mundial do AVC é marcado pela data de 29 de outubro, e reforça a importância da identificação precoce dos sintomas da doença e incentiva a procura imediata pelo atendimento de saúde aos primeiros sinais.
 
O Acidente Vascular Cerebral é uma das principais causas de mortalidade e a principal causa de incapacidade em adultos, levando a piora importante de qualidade de vida. Existem dois tipos de AVC, o isquêmico e o hemorrágico, sendo o isquêmico quando há obstrução de um vaso cerebral, impedindo a passagem de oxigênio, e o hemorrágico quando há o rompimento de uma artéria, provocando hemorragia. 
 
A identificação dos principais sintomas é fundamental porque o tratamento é mais eficaz o quanto antes ele for realizado, conforme relata o Neurologista da Rede Mater Dei e Coordenador da equipe de neurologia do Mater Dei Santo Agostinho e Mater Dei Betim-Contagem, Henrique Freitas da Silva. “O tratamento é dependente de tempo, isso faz com que seja feita uma importante identificação precoce dos sintomas, então se o paciente tiver paralisia ou dormência de um lado do corpo, desequilíbrio que começa subitamente, dificuldade de fala, desvios na face, devem procurar imediatamente o pronto-socorro, esses sintomas não podem esperar.”
 
A Rede Mater Dei de Saúde investe, constantemente, em tecnologias para fazer o diagnóstico e tratamento adequados para os pacientes acometidos pela doença com mais agilidade e qualidade. “Tanto nos métodos de diagnósticos, com investimento em tecnologia, em software de inteligência artificial que fazem o processamento de imagem e ajudam na definição de tratamento do AVC, todo esse suporte faz com que possamos aumentar o tempo de tratamento, que antes tratava pacientes até seis horas, e agora já conseguimos selecionar pacientes para o tratamento até 24 horas, o que melhora muito o prognóstico, ou seja, o resultado do tratamento. Hoje podemos tratar mais pacientes com segurança através do uso de tecnologia.” afirma o neurologista.
 
Tecnologia e expertise médica aliadas na corrida contra o tempo
 
Em casos de Acidente Vascular Cerebral, o tempo é fator relevante, quanto mais rápido o atendimento, maiores são as chance de recuperação completa, diminuindo a mortalidade. Pensando nisso, a Rede Mater Dei de Saúde adquiriu o software RAPID, que integra e amplia a janela terapêutica do protocolo de AVC adotado pela Rede. 
 
Pioneira na implantação do software em Minas Gerais, a Rede Mater Dei de Saúde reforça seu compromisso com a qualidade pela vida, ampliando em muito as chances de um paciente ter seus neurônios recuperados e sua saúde restaurada. O software, acoplado aos tomógrafos, permite uma avaliação rápida, segura e precisa da área cerebral que ainda se encontra na penumbra isquêmica, estágio em que ainda não houve morte neuronal, e que pode ser recuperada, proporcionando mais oportunidade e opções de tratamento para os pacientes e um suporte essencial para a melhor decisão clínica dos médicos. 
 
Conforme afirma Henrique Freitas, “a Rede conta hoje com o que há de mais moderno para o tratamento do AVC, em se tratando de radiologia, tomografia e ressonância magnética de última geração com boa qualidade, laudados por médicos especialistas que têm amplo conhecimento na área. Além do processamento das imagens com o RAPID, nós temos uma equipe de hemodinâmica 24 horas por dia para a intervenção de tratamento vascular, com a equipe de neurorradiologia intervencionista, além de neurocirurgiões disponíveis 24 horas para atendimentos emergenciais.”
 
Além disso, a Rede Mater Dei de Saúde, referência no tratamento das patologias cardiológicas, neurológicas e neurovasculares, possui a UCV (Unidade Cardiovascular), que engloba as Unidades Coronariana, de AVC e Pós-operatória. Inserida em uma estrutura hospitalar completa, com atendimento multidisciplinar, a UCV enfatiza a constante busca da Rede em oferecer o que há de melhor em assistência médico-hospitalar.
 
Você sabia que é possível identificar um Acidente Vascular Cerebral apenas com algumas ações?
 
Caso alguém que você conheça tenha caído no chão e não apresente nenhum sintoma mas você desconfia que ele pode não estar bem, que tenha tido um AVC, basta pedir para que ela sorria e fique com os braços estendidos por alguns segundos.
 
Se a pessoa não conseguir falar uma frase simples normalmente ou, se ao sorrir, a boca se mostrar torta para um lado ou, se ao tentar sustentar os braços, um deles começar a cair, em qualquer um destes três casos o risco de um AVC agudo é extremamente elevado e o atendimento deve ser o mais urgente possível.
 
O neurologista Henrique Freitas finaliza reforçando a importância de se conhecer mais sobre a doença. “É fundamental conscientizar a população sobre os sintomas, para que ela procure prontamente o hospital em caso de necessidade, isso faz toda a diferença. Para pensar na prevenção do AVC, ela está associada ao controle de pressão, de diabetes, de evitar o tabagismo, a prática de atividade física. E para isso, a Rede Mater Dei de Saúde conta com toda a estrutura de medicina preventiva, como a realização de check up e todo o aparato para o auxílio desses pacientes na prevenção e no tratamento do AVC.”

Onde atendemos:

Mater Dei Santo Agostinho: Rua Gonçalves Dias, 2.700 – Santo Agostinho – Belo Horizonte (MG)
Mater Dei Contorno: Av. do Contorno, 9000 - Barro Preto.
Mater Dei Betim-Contagem: Via Expressa, 15.500 – Duque de Caxias - Betim (MG)

 

Publicado em: 28/10/2020

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Termos relacionados avc mater dei dia mundial do avc

Posts Relacionados

29 Março 2021

Transmissão da Covid-19: Gotículas...

A transmissão do coronavírus se dá de pessoa para pessoa através de pequenas gotículas que são eliminadas pelo nariz ou pela boca quando uma pessoa com COVID-19 tosse, fala ou espirra. Ao tocar esses objetos ou superfícies contaminadas, e depois os olhos, nariz...
07 Abril 2021

Mater Dei Santo Agostinho inaugura nova...

Reforçando o compromisso com a qualidade pela vida, o serviço de Hemodinâmica da Rede Mater Dei passou por uma revitalização completa que abrange não apenas a reforma de sua estrutura física, que oferece ao paciente ainda mais conforto e praticidade, mas também...
03 Março 2021

Uma maternidade completa para você:...

O novo espaço traz ainda mais o aconchego familiar para o Hospital, com toda a segurança e qualidade que só o Mater Dei tem