Dia Mundial do AVC: identificação precoce e procura rápida pelo atendimento médico podem salvar vidas - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Sobre o Mater Dei » Fique por dentro » Imprensa » Dia Mundial do AVC: identificação precoce e procura rápida pelo atendimento médico podem salvar vidas

Dia Mundial do AVC: identificação precoce e procura rápida pelo atendimento médico podem salvar vidas

O Dia Mundial do AVC é marcado pela data de 29 de outubro, e reforça a importância da identificação precoce dos sintomas da doença e incentiva a procura imediata pelo atendimento de saúde aos primeiros sinais.
 
O Acidente Vascular Cerebral é uma das principais causas de mortalidade e a principal causa de incapacidade em adultos, levando a piora importante de qualidade de vida. Existem dois tipos de AVC, o isquêmico e o hemorrágico, sendo o isquêmico quando há obstrução de um vaso cerebral, impedindo a passagem de oxigênio, e o hemorrágico quando há o rompimento de uma artéria, provocando hemorragia. 
 
A identificação dos principais sintomas é fundamental porque o tratamento é mais eficaz o quanto antes ele for realizado, conforme relata o Neurologista da Rede Mater Dei e Coordenador da equipe de neurologia do Mater Dei Santo Agostinho e Mater Dei Betim-Contagem, Henrique Freitas da Silva. “O tratamento é dependente de tempo, isso faz com que seja feita uma importante identificação precoce dos sintomas, então se o paciente tiver paralisia ou dormência de um lado do corpo, desequilíbrio que começa subitamente, dificuldade de fala, desvios na face, devem procurar imediatamente o pronto-socorro, esses sintomas não podem esperar.”
 
A Rede Mater Dei de Saúde investe, constantemente, em tecnologias para fazer o diagnóstico e tratamento adequados para os pacientes acometidos pela doença com mais agilidade e qualidade. “Tanto nos métodos de diagnósticos, com investimento em tecnologia, em software de inteligência artificial que fazem o processamento de imagem e ajudam na definição de tratamento do AVC, todo esse suporte faz com que possamos aumentar o tempo de tratamento, que antes tratava pacientes até seis horas, e agora já conseguimos selecionar pacientes para o tratamento até 24 horas, o que melhora muito o prognóstico, ou seja, o resultado do tratamento. Hoje podemos tratar mais pacientes com segurança através do uso de tecnologia.” afirma o neurologista.
 
Tecnologia e expertise médica aliadas na corrida contra o tempo
 
Em casos de Acidente Vascular Cerebral, o tempo é fator relevante, quanto mais rápido o atendimento, maiores são as chance de recuperação completa, diminuindo a mortalidade. Pensando nisso, a Rede Mater Dei de Saúde adquiriu o software RAPID, que integra e amplia a janela terapêutica do protocolo de AVC adotado pela Rede. 
 
Pioneira na implantação do software em Minas Gerais, a Rede Mater Dei de Saúde reforça seu compromisso com a qualidade pela vida, ampliando em muito as chances de um paciente ter seus neurônios recuperados e sua saúde restaurada. O software, acoplado aos tomógrafos, permite uma avaliação rápida, segura e precisa da área cerebral que ainda se encontra na penumbra isquêmica, estágio em que ainda não houve morte neuronal, e que pode ser recuperada, proporcionando mais oportunidade e opções de tratamento para os pacientes e um suporte essencial para a melhor decisão clínica dos médicos. 
 
Conforme afirma Henrique Freitas, “a Rede conta hoje com o que há de mais moderno para o tratamento do AVC, em se tratando de radiologia, tomografia e ressonância magnética de última geração com boa qualidade, laudados por médicos especialistas que têm amplo conhecimento na área. Além do processamento das imagens com o RAPID, nós temos uma equipe de hemodinâmica 24 horas por dia para a intervenção de tratamento vascular, com a equipe de neurorradiologia intervencionista, além de neurocirurgiões disponíveis 24 horas para atendimentos emergenciais.”
 
Além disso, a Rede Mater Dei de Saúde, referência no tratamento das patologias cardiológicas, neurológicas e neurovasculares, possui a UCV (Unidade Cardiovascular), que engloba as Unidades Coronariana, de AVC e Pós-operatória. Inserida em uma estrutura hospitalar completa, com atendimento multidisciplinar, a UCV enfatiza a constante busca da Rede em oferecer o que há de melhor em assistência médico-hospitalar.
 
Você sabia que é possível identificar um Acidente Vascular Cerebral apenas com algumas ações?
 
Caso alguém que você conheça tenha caído no chão e não apresente nenhum sintoma mas você desconfia que ele pode não estar bem, que tenha tido um AVC, basta pedir para que ela sorria e fique com os braços estendidos por alguns segundos.
 
Se a pessoa não conseguir falar uma frase simples normalmente ou, se ao sorrir, a boca se mostrar torta para um lado ou, se ao tentar sustentar os braços, um deles começar a cair, em qualquer um destes três casos o risco de um AVC agudo é extremamente elevado e o atendimento deve ser o mais urgente possível.
 
O neurologista Henrique Freitas finaliza reforçando a importância de se conhecer mais sobre a doença. “É fundamental conscientizar a população sobre os sintomas, para que ela procure prontamente o hospital em caso de necessidade, isso faz toda a diferença. Para pensar na prevenção do AVC, ela está associada ao controle de pressão, de diabetes, de evitar o tabagismo, a prática de atividade física. E para isso, a Rede Mater Dei de Saúde conta com toda a estrutura de medicina preventiva, como a realização de check up e todo o aparato para o auxílio desses pacientes na prevenção e no tratamento do AVC.”

Onde atendemos:

Mater Dei Santo Agostinho: Rua Gonçalves Dias, 2.700 – Santo Agostinho – Belo Horizonte (MG)
Mater Dei Contorno: Av. do Contorno, 9000 - Barro Preto.
Mater Dei Betim-Contagem: Via Expressa, 15.500 – Duque de Caxias - Betim (MG)

 

Publicado em: 28/10/2020

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Termos relacionados avc mater dei dia mundial do avc

Posts Relacionados

22 Fevereiro 2021

Você conhece a neurorradiologia...

A Neurorradiologia Intervencionista é a especialidade dedicada ao diagnóstico e tratamento das doenças neurovasculares, como os aneurismas cerebrais e o acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico.
23 Fevereiro 2021

Henrique Salvador, presidente da Rede...

No ano de 2020, a Rede Mater Dei de Saúde completou 40 anos. Em um ano tão desafiador, devido à pandemia do novo coronavírus, a Rede assegurou o seu compromisso com o acolhimento e bem-estar dos seus pacientes, oferecendo o melhor em tecnologia e promoção de...
12 Fevereiro 2021

Paciente de Mutirão realizado na Rede...

Dando continuidade ao tratamento iniciado no Mutirão de Reparação de Lábio Leporino, realizado em 2019, pela Rede Mater Dei de Saúde em parceria com a Faculdade de Odontologia da UFMG e a Prefeitura de Belo Horizonte, o pequeno Miguel, de um ano, passou por mais...