Com a chegada do verão, redobre a sua atenção para o câncer de pele! - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Sobre o Mater Dei » Fique por dentro » Imprensa » Com a chegada do verão, redobre a sua atenção para o câncer de pele!

Com a chegada do verão, redobre a sua atenção para o câncer de pele!

O verão é uma das estações que mais exige cuidados redobrados para evitar os efeitos nocivos dos raios solares. A exposição solar exagerada e desprotegida ao longo da vida, além dos episódios de queimadura solar, são os principais fatores de risco do câncer de pele. Em um país ensolarado como o Brasil, é preciso ficar alerta para os sintomas da doença e a importância do diagnóstico precoce.
 
De acordo com o cirurgião oncológico da Rede Mater Dei de Saúde, Milhem Kansaon, o câncer de pele é a doença maligna mais frequente no Brasil e no Mundo. “Uma das explicações é a pele ser o maior órgão do corpo humano e o fato do nosso país ser tropical, com temperaturas quentes e grande exposição solar.”
 
Existem diversos tipos de câncer de pele, que quando diagnosticados precocemente aumentam as chances de cura, como explica o médico. “O Melanoma é o câncer de pele derivado dos melanócitos, ou seja, células ricas em melanina, pigmento que dá cor à pele e os outros tumores como o carcinoma basocelular e o espinocelular são derivados de outros células que compõem a pele. Todos os cânceres de pele têm cura, quando diagnosticados precocemente e adequadamente tratados.”
 
O câncer de pele pode ser diagnosticado por lesões cutâneas que não cicatrizam, apresentam sangramento, ulceração ou nodulações de crescimento progressivo. Outro fato que preocupa, são as pintas que modificam de tamanho ou de cor. “É indispensável a avaliação especializada com o dermatologista, para que a pele do corpo seja totalmente examinada e quando necessário, seja observada com um dermatoscópio, aparelho que aumenta e permite melhor avaliação das lesões”, reforça Milhem. 
 
Cuidados necessários
 
A proteção da pele passa por cuidados básicos como uso de protetor solar em todas as partes do corpo, evitar exposição prolongada ao sol principalmente em horários de maior incidência de raios solares, uso de roupas de proteção solar, chapéus e bonés. 
O cirurgião oncológico ainda faz um alerta para o uso de câmaras de bronzeamento artificial. “É muito perigoso o uso destes artifícios de bronzeamento artificial, devido ao aumento exponencial de risco de todos os tipos de câncer de pele.”
 
A Rede Mater Dei de Saúde conta com todas as especialidades para um tratamento integral ao câncer de pele. Desde a prevenção ao diagnóstico com os especialistas da dermatologia, conta também com a cirurgia oncológica, dermatológica e plástica para os pequenos e grandes procedimentos cirúrgicos que envolvam desde biópsias até grandes ressecções com complexas reconstruções, proporcionando o menor déficit funcional e estético possível. 
 
Nos casos de doença com indicação de tratamento complementar, a Rede Mater Dei de Saúde possui profissionais com vasta experiência na oncologia clínica e radioterapia. Além das outras diversas especialidades como o centro de feridas, profissionais da enfermagem, nutrição, fisioterapia, entre outras. 
 
Saiba mais sobre o câncer e os serviços oncológicos oferecidos pela Rede Mater Dei de Saúde na página oficial do Hospital Integrado do Câncer: 
 
Clique aqui e visite nossa página exclusiva sobre oncologia


 

Publicado em: 27/12/2021

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Termos relacionados Verão Câncer de Pele Sol

Posts Relacionados

27 Dezembro 2021

Com a chegada do verão, redobre a sua...

O câncer de pele pode ser diagnosticado por lesões cutâneas que não cicatrizam, apresentam sangramento, ulceração ou nodulações de crescimento progressivo
21 Outubro 2021

Artigo sobre avaliação da retração...

Recentemente o médico cirurgião oncologista da Rede Mater Dei de Saúde, Everton Otávio Flores Ferrão, teve seu artigo “Assessment of retraction in surgical specimens in melanoma patients submitted to oncological amplification of margins” ou, em português,...
02 Janeiro 2017

Cuidados com a alimentação no verão

O verão coincide com as férias escolares, período em que várias pessoas saem da rotina e abusam de comidas e bebidas. De acordo com Juliano Antunes, é importante facilitar a digestão dos alimentos nessa época.