Câncer Infantojuvenil tem 80% de chances de cura se diagnosticado precocemente - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Sobre o Mater Dei » Fique por dentro » Imprensa » Câncer Infantojuvenil tem 80% de chances de cura se diagnosticado precocemente

Câncer Infantojuvenil tem 80% de chances de cura se diagnosticado precocemente

Estimativa do Inca é de 12500 novos casos para 2018

(Release)

Principal causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos, o câncer infantojuvenil representa 8% do total do índice de mortalidade de pessoas dessa faixa etária.  De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa para 2018 é de 12.500 novos casos. No entanto, o diagnóstico precoce pode ser a chave para reverter esse quadro. Ainda segundo o INCA, em torno de 80% das crianças e adolescentes acometidos de câncer podem ser curados se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados.

Segundo o oncologista pediátrico do Hospital Integrado do Câncer Mater Dei, Eduardo Ribeiro, a manifestação da doença em crianças e adolescentes é muito diferente quando comparado à incidência em adultos. “Normalmente, eles têm origem e comportamento distintos, muitas vezes demonstrando maior agressividade ao diagnóstico, mas com boa resposta ao tratamento“, ressalta. Por esse motivo, o especialista reforça a necessidade de que os pacientes infantojuvenis sejam acompanhados por oncologistas pediátricos e por uma equipe multidisciplinar capacitada nestes tipos de casos. Segundo o médico, os tipos mais frequentes de câncer na infância são a leucemia (câncer da medula óssea) e os tumores de sistema nervoso central e os linfomas (tumores do sistema linfático), mas existem outros tipos de câncer que acometem crianças e adolescentes.

Os pais devem sempre estar atentos a quaisquer mudanças na saúde dos filhos, prestando atenção em alguns sintomas que podem estar associados ao câncer. “Dor nos ossos, febre persistente sem causa aparente, manchas roxas pelo corpo, dor de cabeça persistente por dias, emagrecimento repentino, sangramentos anormais, nódulos em ossos ou nos músculos, aumento de gânglios (ínguas) que ficam endurecidos e mancha branca no olho, são alguns dos sintomas de alerta que podem sugerir um câncer na criança ou no adolescente e que indicam a necessidade de procurar um especialista”, reforça o médico. 
 

Tratamento e acompanhamento no Mater Dei 

O Hospital Integrado do Câncer – HIC, localizado na unidade Mater Dei Contorno, oferece fluxos e atendimentos exclusivos para o tratamento dos pacientes oncológicos.  O HIC tem o suporte do Mater Dei Medicina Diagnóstica para a realização de todos os exames necessários com a mais alta tecnologia, 52 boxes individualizados de quimioterapia, e um completo e moderno parque tecnológico radiológico e laboratorial, que inclui o PET-CT. Inserido em uma estrutura de Hospital geral multidisciplinar e de multiespecialidades, o complexo oncológico garante assistência diferenciada e humanizada aos pacientes e familiares.

Publicado em: 19/02/2018

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Posts Relacionados

Estrutura física completa para...

Inserida no Hospital Integrado do Câncer Mater Dei, a Unidade de Transplante de Medula Óssea (TMO) foi idealizada com o objetivo de oferecer estrutura completa e profissionais preparados para realização de todas as etapas do procedimento.
24 Abril 2018

Hospital Integrado do Câncer celebra...

Local é caracterizado por equipe multidisciplinar e também pela humanização. Estrutura conta com vários recursos tecnológicos para atender melhor
06 Abril 2018

Dia Mundial do Combate ao Câncer...

Incidência do câncer aumentou em 20% nos últimos dez anos. A Estimativa do Inca é de 600 mil novos casos para 2018.