Artigo sobre avaliação da retração cirúrgica em pacientes com melanoma cutâneo é aprovado em umas das principais revistas de oncologia do mundo. - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Sobre o Mater Dei » Fique por dentro » Imprensa » Artigo sobre avaliação da retração cirúrgica em pacientes com melanoma cutâneo é aprovado em umas das principais revistas de oncologia do mundo.

Artigo sobre avaliação da retração cirúrgica em pacientes com melanoma cutâneo é aprovado em umas das principais revistas de oncologia do mundo.


Recentemente o médico cirurgião oncologista da Rede Mater Dei de Saúde, Everton Otávio Flores Ferrão, teve seu artigo “
Assessment of retraction in surgical specimens in melanoma patients submitted to oncological amplification of margins” ou, em português, “Avaliação da retração em peças cirúrgicas em pacientes com melanoma submetidos à ampliação oncológica de margens”, aprovado na Surgical Oncology, uma das maiores revistas de oncologia do mundo.

 

Trata-se de um artigo que avalia o grau de retração de espécimes cirúrgicos em pacientes com melanoma. A publicação foi fruto do seu mestrado e toda coleta de dados deu-se na Rede Mater Dei de saúde, que também contou com a contribuição do médico Alberto Julius Alves Wainstein.

 

O estudo avaliou o grau de retração  dos espécimes cirúrgicos de pacientes submetidos a tratamento oncológico de melanoma cutâneo. De acordo com o cirurgião oncológico, observou-se um encolhimento de cerca de 20% dos espécimes. “Com isso, a aferição das medidas documentadas em laudo anatomopatológico representa cerca de 80% da medida real. Sendo assim, novas cirurgias para ampliações podem ser desnecessárias, poupando o paciente oncológico, em alguns casos, de cirurgias mutiladoras.”

 

Segundo Everton, este artigo corrobora o que poucos estudos internacionais já haviam evidenciado, que as peças cirúrgicas sofrem retração, imediatamente após a excisão e uma nova retração após a fixação em formol. “Este foi o primeiro estudo brasileiro sobre retração de peças cirúrgicas e o maior estudo em pacientes com melanoma cutâneo até o momento de sua publicação. Na prática clínica, ressaltamos a grande importância de um tratamento oncológico adequado por equipe especializada”, ressalta. 

 

 

Publicado em: 21/10/2021

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Termos relacionados artigo oncologia câncer de pele

Posts Relacionados

17 Novembro 2021

Alergia a medicamentos: trabalho...

Em outubro de 2021, ocorreu de maneira virtual o XLVIII Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia, evento que teve como tema a “Biodiversidade e Doenças Imunoalérgicas”. Foram publicados na Revista da Sociedade Brasileira de Alergia e Imunologia, em conjunto...
08 Novembro 2021

Saiba quais são os principais tipos de...

Estes também são os tipos de câncer mais comum na população masculina, que tem muitos casos agravados devido à negligência na procura por ajuda médica e tratamento precoce, além de preconceitos comuns do sexo masculino. Conheça os tipos de câncer mais...
01 Novembro 2017

​“Mater Dei na luta contra o...

Rede Mater Dei de Saúde realiza a 7ª edição da Campanha em celebração ao Dia Nacional de Combate ao Câncer.