Estrutura de ponta para o cuidado com os bebês prematuros - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Sobre o Mater Dei » Fique por dentro » Imprensa » Estrutura de ponta para o cuidado com os bebês prematuros

Estrutura de ponta para o cuidado com os bebês prematuros

De acordo com um estudo da Fundação Oswaldo Cruz, cerca de 12% dos partos realizados no Brasil são prematuros. Para diminuir esse número e conscientizar para ações de atenção e cuidados, foi criado o Novembro Roxo, mês dedicado ao esclarecimento  para os pais e familiares de bebês prematuros.

O nascimento antes da hora é uma das principais causas de mortalidade infantil, devido à fragilidade de órgãos e o baixo peso, por isso é necessário o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar de médicos especialistas. "É de fundamental importância que esses recém-nascidos sejam acompanhados por uma equipe interdisciplinar, para minimizar os riscos e as sequelas, visando o atendimento individualizado ao bebê", explica a coordenadora da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) da Rede Mater Dei, Wania Calil.

Na Rede Mater Dei ações de prevenção e cuidados da prematuridade estão presentes desde o pré-natal, com a UTIN estão disponíveis recursos para cuidados intensivos dos recém-nascidos em fase crítica. A estrutura dispõe de equipamentos especializados, tecnologia de ponta e profissionais capacitados e experientes.

A Dra. Wania conta que alguns casos de prematuridade são mais complexos que os outros e podem ser reversíveis ou não de acordo com a gravidade com que acometem o recém-nascido. “Em casos extremos, o bebê pode ficar até seis meses internado na UTIN, período necessário para que o quadro se estabilize, a dependência de oxigênio seja superada, eles estejam em ganho progressivo de peso e aprendam a sugar.”

O Mater Dei Santo Agostinho e Mater Dei Betim-Contagem contam com Unidades de Terapia Intensiva Neonatal e um equipe com 30 anos de experiência, além de toda estrutura preparada para atender aos mais diversos casos de prematuridade. Temos também uma unidade especializada em pré-natal de alto risco. Saiba mais sobre a UTIN
 

Publicado em: 27/11/2019

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Termos relacionados prematuridade UTIN Saúde da Mulher

Posts Relacionados

08 Março 2017

Saúde da Mulher: investimento constante

Dentre mais de quatro mil médicos na Rede, 45% é composto por mulheres. Dos mais de 2.500 colaboradores, elas já chegam a 80%. Além disso, 56% dos clientes que passaram pela Rede em 2016 são mulheres. Para elas, os investimentos em melhorias são constantes.
09 Março 2018

​Benefícios da atividade física...

No dia 10 de março é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo. De acordo com o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) cerca de 45,9% da população brasileira é sedentária.
08 Março 2019

Atenção integrada e multidisciplinar...

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a conscientização sobre as doenças femininas torna-se fundamental para prevenção e combate