Dra Márcia - Discurso na Confraternização de Natal - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Sobre o Mater Dei » Fique por dentro » Notícias Institucionais » Dra Márcia - Discurso na Confraternização de Natal

Dra Márcia - Discurso na Confraternização de Natal

Na tarde de terça-feira (10), iniciamos as comemorações de fim de ano da Rede Mater Dei de Saúde. Momento de confraternização e homenagens aos colaboradores da Rede. Confira o discurso de Márcia Salvador Geo, Vice-presidente Operacional e Assistencial: 



Boa tarde a todos.

Representando o Conselho de Administração e a Diretoria da Rede Mater Dei de Saúde, abrimos esta cerimônia que marca o início da semana de comemorações de mais um ano de êxito, graças ao trabalho e a dedicação de todos nós.

Serão destaques de hoje um grupo de colaboradores, que serão homenageados seguindo a tradição de quase quarenta anos da Rede Mater Dei de Saúde.

Antes de iniciarmos as homenagens, gostaria de relembrar alguns momentos importantes, já registrados, mas que julguei pertinente relembrá-los, pois fortalecem nosso propósito.

E o ano começou assim: nasceu, em janeiro, o Oliver e junto com ele o Mater Dei Betim-Contagem. Obra que só foi possível ser realizada com o trabalho e conexão de toda a Rede Mater Dei.

Uma rede que sempre soube que as relações entre empresas são feitas por pessoas e para pessoas. Que não existe produto, serviço ou negócio sem pessoas. Porque são sempre as interações humanas que comandarão os rumos dos negócios, da política e ditarão o nosso destino e daqueles a quem amamos. Por isso aqui valorizamos sempre o ser humano, a vida e vocês, colaboradores.

Não paramos nunca de acreditar que vale a pena investir em pessoas que fazem o Mater Dei acontecer. Sabe-se que o maior legado que os pais, as empresas, um país deixam para as gerações seguintes é o cuidado com a saúde, a educação e o desenvolvimento do conhecimento. Esta é a fonte do crescimento contínuo e sustentável, de uma pessoa, de uma família, de uma empresa ou de uma  sociedade. 

No Mater Dei, hoje, temos para vocês entre muitos outros benefícios a Saúde Corporativa - o Mater Dei Saúde é um programa de desenvolvimento contínuo para todos os nossos colaboradores. 

Todos vocês foram, com certeza, impactados em algum momento neste ano com capacitações e aquisição de novas competências. 

Desenvolver novas habilidades e competências, com certeza nos tornou mais capazes de fazer acontecer um novo hospital, o  Mater Dei Betim-Contagem, recebendo casos complexos e graves logo nos primeiros dias de funcionamento, como as vítimas de um terrível acidente, sem precedentes em nossa história: o rompimento da barragem em Brumadinho. 

E assim, passo a passo, após este acidente que testou nossa capacidade técnica,  estrutural e, sobretudo, a nossa capacidade de realizar sem perder a nossa alma, vimos o Hospital Betim-Contagem virar realidade.

E o ano transcorreu assolado por várias epidemias. Enfrentamos juntos, em Rede, as nossas já conhecidas arboviroses: Dengue, Zika e Chikungunya. Mas em 2019 o desafio foi maior, vieram também as epidemias de Gastroenterite, Conjuntivite e Sarampo. Nos orgulhamos de nossa equipe que em nenhum minuto fechou as portas para nossos pacientes. Cumprimos nossa missão, com honra, muito trabalho e, às vezes, lágrimas.

Mas tivemos ainda ao longo do ano muita coisa para continuar nos orgulhando de sermos Mater Dei. Foram inúmeros prêmios, reconhecimentos e palestras, onde levamos e divulgamos a excelência da Rede Mater Dei para além de nossos muros. Em nosso já tradicional Seminário de Gestão,  homenageamos o trabalho de cada um de vocês ao elaborar uma grade de conteúdo baseada exclusivamente na experiência da Rede Mater Dei de Saúde. E mais uma vez lotamos o auditório. Sucesso total!

E surgiu a época de outro desafio, nosso velho conhecido, que como o Natal, todo ano estará conosco. 

Um bom desafio, que sempre nos lembra que trabalhar correto é sempre a melhor opção. Que podemos e devemos sempre perseguir a cultura do certo, do não retrabalho, da segurança, da qualidade e da gestão de riscos. Veio o tempo das nossas recertificações. 

Como nunca deixamos de Acreditar, sim, nós Acreditamos e eu Acredito -  recertificamos o Mater Dei Contorno pela Joint Comission Internacional, e o Mater Dei Santo Agostinho pela ONA e ISO. 

Mas o desafio não parou por aí. Sabemos hoje que temos que evoluir sempre, fazendo mais e melhor pelos nossos pacientes, com maior segurança e qualidade. Iniciamos o processo de certificação do Santo Agostinho e Betim-Contagem pela JCI. Temos muita confiança em vocês e temos a certeza de que com o trabalho, seriedade e dedicação de cada um, ano que vem teremos a maior comemoração de todos os tempos. Seremos toda a Rede Mater Dei certificados pela Joint Comission Internacional.

E como um corpo humano que sempre vai crescendo, não podíamos parar. Temos a consciência de que o Mater Dei é maior do que todos nós. Que desta instituição dependem inúmeras famílias, e que a nossa sobrevivência não é só mais nossa, mas de inúmeros outros. Portanto, nossos valores são além de valorizarmos a vida, termos também o compromisso com os resultados e de sermos, ao mesmo tempo, perenes e inovadores. E iniciamos uma outra grande e desafiadora obra: o Mater Dei Salvador. 

É a Rede Mater Dei rompendo a divisa de Minas Gerais e levando para a Bahia o nosso espírito e nossa alma. Lançamos a pedra fundamental e iniciamos as obras de um novo hospital. 

Queremos ser valor para a sociedade e cuidamos também da comunidade a qual estamos inseridos. Uma equipe multidisciplinar do nosso filho mais novo, o Betim-Contagem, deu dignidade, saúde e esperança para pacientes portadores de Lábio Leporino, carentes, sem acesso a um cuidado de saúde adequado. Um trabalho de muitas mãos e muito orgulho para todos nós.
 
Ainda pelo 9º ano consecutivo, atendemos novamente, no Mater Dei Contorno, através do Hospital Integrado do Câncer, a duzentos pacientes carentes, alertando não só a eles mas toda a sociedade sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama e próstata. Um serviço social e voluntário de várias equipes do Mater Dei, que já se tornou tradição em nossa cidade. E neste ano, inovamos, fomos às ruas falar com a população. 

Para nos oxigenarmos com ideias inovadoras, recebemos em nossa casa a Orbi, através do evento Orbitar. Fazemos parte da vertical de saúde Orbi, e estas conexões nos fazem estarmos mais preparados a enfrentar este mundo VUCA.

O mundo VUCA, segundo estudiosos, é o que estamos vivendo agora - ele se caracteriza por ser Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo. É o mundo da velocidade, das mudanças inimagináveis, que nos exige flexibilidade, desenvolvimento de novas competências e uma conectividade jamais vivida por um ser humano. 
 
Mas lembrem-se, por mais VUCA que seja o mundo, as interações serão sempre humanas, realizadas por pessoas e através de pessoas. Mesmo mecanismos de inteligência artificial e robôs têm por trás deles pessoas. São os humanos que dão inputs para a máquina aprender. Somos nós humanos que alimentamos as máquinas, os sistemas e os dados que serão transformados em informação para uma tomada de decisão, ou seja, uma ação.Todos os dados que levarão a uma mudança são imputados pelo ser humano. 

Através de um toque, diariamente, nós, no Mater Dei, nos transformamos em agentes de mudança do futuro, pois a inteligência artificial já está conosco. E o  toque humano sempre tem algo de criação, por isto tem algo de Divino. 

E um toque pode ser também a tradução do amor maior, aquele que cria, transforma, multiplica, vira vida. Nossa recém canonizada Santa Dulce talvez seja a expressão maior deste Natal para nós brasileiros. Uma figura humana, ímpar, que transpirou amor por onde passou, nunca demonstrando cansaço em sua missão de cuidar de quem necessitava. Apesar de sua fragilidade aparente, sempre inspirou respeito devido ao seu trabalho sério, ético e dedicado. Amava e valorizava sobretudo a vida. 

E realmente nada é mais sublime do que testemunharmos o nascimento de uma vida. A força transformadora da criança que nasce nos mostra todos os dias que aqui no Mater Dei operamos milagres. Cada criança que vem ao mundo carrega um potencial desconhecido, mas ilimitado, que pode fazer do mundo seja ele VUCA ou não VUCA, um lugar melhor para toda humanidade. E elas inicialmente no seu primeiro sopro e horas de vida dependem do nosso cuidado para ter protegido e resguardado este potencial divino que trazem consigo. 

Como na obra de Michelangelo, ou diante da história de Santa Dulce, no Mater Dei, independente da profissão de cada um, sempre nos deparamos com situações que podem parecer rotineiras, mas que de repente arrebatam nossa emoção. Emoção que se manifesta através do amor ao outro que nos procura. Não foi à toa que escolhemos um hospital para trabalhar. 

Quem faz esta escolha sabe que o amor permeia o nosso dia a dia. Seja nas relações com nossos colegas de trabalho onde nos fazemos rede, ou  quando de repente ouvimos o choro de uma nova vida, ou  acolhemos um paciente que recebe o diagnóstico de uma doença grave, ou ficamos felizes com aqueles que se recuperam e voltam para casa, ou vivenciamos as dores dos que estão em cuidados paliativos, e dos que nos deixam. 

Somos diretamente impactados e impactamos pessoas a todo momento. 
 
O que são conexões digitais em face da oportunidade de nos conectarmos todos os dias com quem amamos ou com aqueles que dedicamos nosso trabalho com amor?

Vocês já pararam para refletir o quanto doaram amor nesta casa este ano, e no tanto que impactaram a vida de quem confiou em nós seu maior patrimônio, a sua saúde e a saúde daqueles que lhe são mais caros? Vejam este depoimento da família de um dos nossos pacientes:

“Benditos sejam os que chegam em nossa vida em silêncio, com passos leves para não acordar nossas dores, não despertar nossos fantasmas, não ressuscitar nossos medos.

Benditos sejam os que se dirigem a nós com leveza, com gentileza, falando o idioma da paz para não assustar nossa alma.

Benditos sejam os que tocam nosso coração com carinho, nos olham com respeito e nos aceitam com todas as nossas angústias e apreensões.

Benditos sejam os que podendo ser qualquer coisa, escolhem ser doação.

Benditos sejam vocês, profissionais do sétimo andar do bloco I do Mater Dei, seres iluminados que nos chegam como anjos, nos acolhem, cuidam das dores do corpo e do coração.

À vocês, nosso muito obrigado!

Família do Túlio Trindade"


Penso que este poema é também a tradução do nosso Natal. O Cristo que renasce em cada um de nós diariamente e com certeza transforma atos em magia, isto quer dizer amor.

Recebam o nosso muito obrigado, por toda a doação de amor que se traduz no espírito Mater Dei de ser. Que em 2020, possamos enfrentar este mundo VUCA com a força renovadora do amor, da doação e da energia que agrega, constrói e cresce. 

Em nome do Conselho de Administração e da Diretoria da Rede Mater Dei de Saúde, desejo, a todos vocês e a aqueles que vocês amam, um Feliz Natal e um 2020 de muita saúde e sonhos realizados.

 

Publicado em: 11/12/2019

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Maternidade

Termos relacionados Natal Mater Dei Confraternização

Posts Relacionados

27 Setembro 2021

Rede Mater Dei investe em tecnologia...

A Rede Mater Dei de Saúde anunciou hoje a aquisição de 50,1% do capital social da A3Data, uma empresa especializada em dados e inteligência artificial, com foco na transformação cultural e analítica de empresas. Com métodos próprios consolidados e visão de...
22 Outubro 2021

Premiada na categoria enfermagem, Rede...

Na edição de 2021 o evento congratulou 39 instituições de saúde, dentre elas operadoras de saúde, hospitais e grupos empresariais em diversas categorias. Anunciamos com grande satisfação que a Rede Mater Dei de Saúde foi ganhadora na categoria enfermagem.
18 Junho 2021

Fundador, Presidente e Coordenador da...

Ontem, 17 de junho, foi realizada, virtualmente, sessão solene de Inauguração e Posse na Academia Brasileira de Mastologia, que contou com a presença de mastologistas de todo o Brasil.