Queimaduras solares  - REDE MATER DEI DE SAÚDE

Queimaduras solares 

Como se classifica uma queimadura solar? Apenas o bronzeado pode ser considerado queimadura solar? 
Queimadura solar é uma reação cutânea aguda a superexposição a luz solar, que surge de 1 a 6 horas após a exposição ao sol e cujo pico ocorre em 24 horas. As lesões cutâneas dependem basicamente da intensidade da radiação e do tipo de pele. O bronzeado é uma reação cutânea crônica a exposição solar. Ambas dependem do tempo de exposição solar e do tipo de pele.
Quais são os efeitos das queimaduras solares no organismo?
As queimaduras produzem vermelhidão, edema (inchaço) e dor no local, mas pode haver até formação de bolhas se a intensidade da exposição for muito alta. Pode haver também arrepios, febre, dor de cabeça e tonturas. No caso de uma queimadura solar grave, a pessoa pode ficar indisposta e desidratada. Se não tiver protegido os olhos com óculos escuros que bloqueiem a radiação UV, poderá sentir prurido e dores nos olhos também.
Como evitar as queimaduras solares?
Tente evitar o sol entre 10 da manhã e 4 da tarde, dando preferência a locais com sombra. Usar protetor solar sempre, reaplicando de 2 em 2 horas quando exposto ao sol. Utilizar óculos de sol que o protejam contra os raios “UV” (ultravioleta), para proteção dos olhos.
Existem níveis de classificação das queimaduras solares?
As queimaduras solares são geralmente de 1º ou 2º graus (no primeiro caso, há apenas vermelhidão, inchaço e dor e, no segundo, há formação de bolhas).
Quando a pessoa já está queimada, o que deve ser feito?
Não se expor mais ao sol. Na maioria dos casos, o melhor tratamento é o tempo (em algumas semanas elas irão curar). Um alívio imediato temporário da dor pode ser obtido colocando-se uma toalha fria e molhada na área afetada ou tomando um banho frio, além de hidratar muito a pele queimada. A dor da queimadura pode ser tratada com analgésicos simples. Os quadros mais intensos, com bolhas grandes e profundas devem ser tratadas pelo médico.
É recomendado consultar-se com médico em caso de queimaduras solares? Qual é o profissional mais indicado?
Apenas nos casos mais graves, com formação de bolhas, dor mais intensa ou desidratação. O dermatologista é o médico indicado, mas nos casos agudos em que é necessário resolução mais rápida do quadro, um clínico geral pode ser procurado.
Os bronzeadores são indicados? Por quê?
Primeiramente, o termo bronzeador não deveria nem existir, porque não há nenhum produto capaz de estimular o bronzeado. Apenas a radiação solar consegue estimular a melanina, o pigmento que escurece a pele. O que existe na formulação dos cosméticos são outros pigmentos que se depositam no corpo e enganam os olhos, conferindo o tom alaranjado.
Quem deseja ficar bronzeado, mas não quer ficar ardendo depois de tomar sol deve fazer o quê?
Deve tomar uma dose gradual de sol ao longo dos dias. Sempre usando um filtro solar. Não adianta querer ficar bronzeado muito rápido, pois os riscos de queimadura solar são maiores.
Muitas pessoas utilizam-se de receitas caseiras tanto para se bronzear quanto para curar as queimaduras. Isso é recomendado? Por quê?
Não. A maioria das receitas caseiras não é testada cientificamente e algumas delas podem conter algum produto que é fotossensibilizante (sensível à luz), o que pode agravar o quadro.

 
RESPONSÁVEL:
Carla Viotii
Dermatologista
CRM-MG: 40603