Estresse e doenças do coração  - REDE MATER DEI DE SAÚDE

Estresse e doenças do coração 

Problemas no trabalho, barulho excessivo, ritmo acelerado de trabalho, dificuldades financeiras, problemas familiares, depressão, acontecimentos traumáticos. Várias podem ser as causas que podem levar ao estresse, que está associado à incidência de doenças cardiovasculares.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, algumas dicas podem contribuir para redução dos níveis de estresse, como:
 

  1. Dormir bem: relaxar e tranquilizar a mente na hora de dormir é essencial, pois dá mais energia  para o dia seguinte.
  2. Começar o dia disposto: levantar disposto a ter um dia calmo e agradável é o primeiro passo contra o estresse. Tentar não se irritar com as pequenas coisas.
  3. Ter tempo para relaxar: procurar espaços de tempo na rotina do dia a dia para relaxar.
  4. Praticar atividades físicas: exercitar faz bem à saúde do corpo e da mente, mas sem transformar os exercícios em mais uma obrigação.
  5. Respeitar os próprios horários: organizar o dia a dia e ter horário certo para comer, dormir e se divertir.
  6. Relacionar-se com outras pessoas: estar com as pessoas queridas, colegas e amigos ajuda a diminuir a tensão.
  7. Planejar os gastos: uma das maiores causas de estresse são as dívidas. Estar com as finanças comprometidas pode provocar situações constantes de estresse.
  8. Ter pelo menos uma atividade de lazer: teatro, cinema, apresentações musicais ajudam a moderar as preocupações dos problemas diários.
  9. Tentar um ambiente harmônico: seja no ambiente de trabalho ou no familiar é importante para a saúde da mente conviver em um lugar agradável, tal atitude ajuda a diminuir a tensão.


RESPONSÁVEL:
Henrique Patrus
Cardiologista
CRM-MG: 26652


Posts Relacionados

14 Novembro 2019

Discurso de posse Dr. Henrique Patrus

Discurso proferido pelo Dr. Henrique Patrus Mundim Pena na cerimônia de posse como Presidente da Sociedade Mineira de Cardiologia, biênio 2020-2021, no auditório do Conselho Regional de Medicina, em Belo Horizonte, no dia 08 de novembro de 2019
11 Dezembro 2017

​Estudo científico é apresentado em...

A equipe de Cardiologia da Rede Mater Dei de Saúde apresentou, no Congresso Americano de Cardiologia (AHA Scientific Sessions), um estudo científico que estabelece a correlação entre acometimento cardíaco e maior gravidade da doença por dengue.
08 Agosto 2016

Dicas Mater Dei de prevenção e...

Cerca de 90% das pessoas que possuem doença coronariana, como infarto ou angina de peito, apresentam um ou mais fatores de risco que podem ser modificados, dentre eles o colesterol alto.