Serviço de cardio-oncologia é aliado do coração durante o tratamento oncológico - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Cuidados com a Saúde » Qualidade de Vida » Serviço de cardio-oncologia é aliado do coração durante o tratamento oncológico

Serviço de cardio-oncologia é aliado do coração durante o tratamento oncológico

Os avanços do tratamento oncológico apresentam um aumento significativo na expectativa e qualidade de vida das pessoas com câncer. Com isso, observa-se que vários pacientes cursam com problemas cardiovasculares durante ou após o tratamento. 
 
Para atuar no diagnóstico, prevenção, tratamento das doenças cardiovasculares e reduzir os riscos da cardiotoxicidade em pacientes oncológicos, a Rede Mater de Saúde possui, inserido no Hospital Integrado do Câncer Mater Dei, o serviço de Cardio-oncologia.

 “Alguns pacientes apresentam doença cardíaca e têm sua doença de base descompensada pelo tratamento, outros desenvolvem alterações após uso de tratamentos que afetam o sistema cardiovascular”, afirma a Coordenadora do Setor de Cardio-oncologia da Rede, Patrícia Tavares.

A equipe médica que atua na especialidade é composta por cardiologistas que prestam assistência à pacientes adultos e pediátricos, no âmbito ambulatorial e na unidade de internação hospitalar. Dentre os procedimentos de cuidados e segurança a equipe realiza risco cirúrgico, avaliação pré, durante e pós quimioterapia.

O Serviço de cardio-oncologia do Mater Dei oferece ao paciente em tratamento oncológico exames de alta tecnologia que permitem a detecção precoce de toxicidade cardíaca à terapia anticâncer. Dentre os exames mais utilizados estão o ecocardiograma com strain bidimensional, ultrassom doppler, ressonância cardíaca, cintilografia miocárdica, teste ergométrico, angiotomografia, biomarcadores cardíacos, entre outros. 

“Prestamos assistência principalmente para pacientes que apresentam maior risco cardíaco, que utilizará medicações cardiotóxicas, ou que necessitará de radioterapia ou transplante de medula óssea. Contamos ainda com a disponibilidade de terapias cardioprotetoras em casos selecionados, conforme preconizado em protocolos nacionais e internacionais na área de cardio- oncologia”, explica a coordenadora do serviço.

Discussões científicas

A Rede Mater Dei de Saúde sediou, no dia 18 de outubro, o sexto Simpósio de Cardio-oncologia. Cerca de 80 pessoas participaram das discussões científicas, que aconteceu no Mater Dei Contorno. 

Este ano o evento contou com a participação de especialistas de grande renome na cardio-oncologia brasileira. “O Simpósio traz maior integração do corpo clínico responsável pela assistência ao paciente oncológico, aproximando oncologistas, hematologistas, radioteapeutas, ecocardiografistas, cardiologista e cardiopediatras. É uma atualização anual que aborda questões práticas do cotidiano médico e as novidades em cardio-oncologia”, explica Patrícia Tavares.


RESPONSÁVEL:
Patrícia Tavares Felipe

Cardiologista e coordenadora do serviço de cardio-oncologia da Rede Mater Dei de Saúde
CRM-MG: 54619

Publicado em: 01/11/2017

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Cuidados com o bebê

Termos relacionados HIC Cardio-oncologia

Posts Relacionados

01 Novembro 2017

Serviço de cardio-oncologia é aliado...

Para atuar no diagnóstico, prevenção, tratamento das doenças cardiovasculares e reduzir os riscos da cardiotoxicidade em pacientes oncológicos, a Rede Mater de Saúde possui o serviço de Cardio-oncologia.
01 Novembro 2017

​“Mater Dei na luta contra o...

Rede Mater Dei de Saúde realiza a 7ª edição da Campanha em celebração ao Dia Nacional de Combate ao Câncer.
15 Setembro 2017

Unidade de TMO da Rede comemora a...

​Para muitos pacientes em tratamento oncológico, o Transplante de Medula Óssea (TMO) pode representar um passo significativo em direção à cura.