Pronto-socorro oncológico: atendimento rápido às urgências oncológicas - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Cuidados com a Saúde » Qualidade de Vida » Pronto-socorro oncológico: atendimento rápido às urgências oncológicas

Pronto-socorro oncológico: atendimento rápido às urgências oncológicas

Para garantir amplo atendimento aos pacientes oncológicos em todas as fases do tratamento, a Rede Mater Dei de Saúde inaugurou, em 2015, o primeiro Pronto-socorro Oncológico de Minas Gerais e o segundo do país, funcionando dentro de um hospital geral.
 
Localizado no Mater Dei Contorno, o serviço funciona todos os dias, 24 horas, com equipe médica dedicada a receber adultos e crianças com emergências oncológicas advindas do tratamento ou evolução da doença. Com estrutura diferenciada, o Pronto-socorro Oncológico atende a todos os níveis de complexidade oncológica, como neutropenia febril (baixa de imunidade com quadro de febre associada), dor tumoral, toxicidades e complicações imediatas nas primeiras 24 horas e tardias do tratamento sistêmico e radioterápico ambulatorial, além de pacientes em cuidados suportivos e paliativos com necessidade específica de atendimento emergencial. Vale ressaltar que está aberto para atender a pacientes, em caso de urgência oncológica, que realizam tratamento na Rede Mater Dei de Saúde ou em outros serviços da cidade.
 
“A ideia de fazer um Pronto-socorro oncológico no Mater Dei partiu do Dr. Henrique Salvador (presidente do Hospital) para conferir melhoria na cadeia de atendimento ao paciente oncológico, oferecendo cobertura integral e estrutura apropriada. A necessidade de investir neste novo serviço é pelo fato de que os pacientes com neoplasias malignas apresentam quadros emergenciais específicos e secundários da própria doença ou do tratamento, sem a possibilidade de espera para o atendimento, devido ao risco iminente de complicações graves. O Pronto-socorro Oncológico busca suprir uma das maiores carências do setor em todo o país, permitindo o atendimento rápido às urgências oncológicas”, afirma o coordenador do Hospital Integrado do Câncer, Enaldo Melo de Lima.


RESPONSÁVEL:
Enaldo Melo de Lima
Oncologista e Coordenador do Hospital Integrado do Câncer
CRM-MG: 
26134

Publicado em: 04/07/2016

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Termos relacionados pronto-socorro oncologia Câncer

Posts Relacionados

20 Março 2019

Qualidade de vida para pacientes

Um grande aliado no combate ao câncer de próstata é a utilização do Cloreto de Rádio-223, um novo medicamento que melhora a qualidade de vida em pacientes com câncer de próstata com metástases ósseas sintomáticas.
11 Setembro 2018

Previna-se contra o câncer de...

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil é o câncer de colorretal é segundo tumor mais comum nas mulheres e o terceiro nos homens, estimando-se mais de 36 mil novos casos para os anos de 2018 e 2019. Possui relevância epidemiológica...
03 Novembro 2016

Câncer de Próstata: quando mais...

No Brasil, a estimativa é que ocorrerão 69 mil novos casos de câncer de próstata com, aproximadamente, oito mil novos casos em Minas Gerais, sendo 1.180 em Belo Horizonte.