Pronto-socorro oncológico: atendimento rápido às urgências oncológicas - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Cuidados com a Saúde » Qualidade de Vida » Pronto-socorro oncológico: atendimento rápido às urgências oncológicas

Pronto-socorro oncológico: atendimento rápido às urgências oncológicas

Para garantir amplo atendimento aos pacientes oncológicos em todas as fases do tratamento, a Rede Mater Dei de Saúde inaugurou, em 2015, o primeiro Pronto-socorro Oncológico de Minas Gerais e o segundo do país, funcionando dentro de um hospital geral.
 
Localizado no Mater Dei Contorno, o serviço funciona todos os dias, 24 horas, com equipe médica dedicada a receber adultos e crianças com emergências oncológicas advindas do tratamento ou evolução da doença. Com estrutura diferenciada, o Pronto-socorro Oncológico atende a todos os níveis de complexidade oncológica, como neutropenia febril (baixa de imunidade com quadro de febre associada), dor tumoral, toxicidades e complicações imediatas nas primeiras 24 horas e tardias do tratamento sistêmico e radioterápico ambulatorial, além de pacientes em cuidados suportivos e paliativos com necessidade específica de atendimento emergencial. Vale ressaltar que está aberto para atender a pacientes, em caso de urgência oncológica, que realizam tratamento na Rede Mater Dei de Saúde ou em outros serviços da cidade.
 
“A ideia de fazer um Pronto-socorro oncológico no Mater Dei partiu do Dr. Henrique Salvador (presidente do Hospital) para conferir melhoria na cadeia de atendimento ao paciente oncológico, oferecendo cobertura integral e estrutura apropriada. A necessidade de investir neste novo serviço é pelo fato de que os pacientes com neoplasias malignas apresentam quadros emergenciais específicos e secundários da própria doença ou do tratamento, sem a possibilidade de espera para o atendimento, devido ao risco iminente de complicações graves. O Pronto-socorro Oncológico busca suprir uma das maiores carências do setor em todo o país, permitindo o atendimento rápido às urgências oncológicas”, afirma o coordenador do Hospital Integrado do Câncer, Enaldo Melo de Lima.


RESPONSÁVEL:
Enaldo Melo de Lima
Oncologista e Coordenador do Hospital Integrado do Câncer
CRM-MG: 
26134

Publicado em: 04/07/2016

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Termos relacionados pronto-socorro oncologia Câncer

Posts Relacionados

28 Julho 2016

Hepatites virais podem progredir para...

Você sabia que entre as causas do câncer de fígado, o hepatocarcinoma, estão as hepatites virais? O médico oncologista do Hospital Integrado do Câncer Mater Dei, Alexandre Jácome, conta que os tipos B, C e D apresentam relação com este tipo de câncer.
19 Setembro 2016

Revista da Sociedade Europeia...

European Journal of Gynaecological Oncology publica artigo escrito pelos ginecologistas da Rede Mater Dei de Saúde Sálua Calil e João Oscar Falcão Júnior.
13 Março 2017

Hospital Integrado do Câncer anuncia...

Nesta segunda-feira, 13 de março, aconteceu, no Mater Dei Contorno, a assinatura de contrato que marcou a parceria exclusiva entre o Hospital Integrado do Câncer Mater Dei e a Mendelics.