Prática esportiva com acompanhamento médico garante saúde e bem-estar - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Cuidados com a Saúde » Qualidade de Vida » Prática esportiva com acompanhamento médico garante saúde e bem-estar

Prática esportiva com acompanhamento médico garante saúde e bem-estar

Os benefícios adquiridos com a de atividade física regular garantem a atletas e amadores qualidade de vida. Entre as vantagens para a saúde está a redução do risco de hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes, colesterol alto, depressão, quedas em geral e alguns tipos de câncer. Porém, antes de iniciar a prática de esportes é fundamental realizar um check-up esportivo. 

“A avaliação médica para praticantes de exercícios visa contribuir para a segurança cardiovascular da prática esportiva, minimizar os riscos de lesões e sintomas relacionados ao exercício e proporcionar a prescrição adequada do exercício para cada objetivo”, explica a médica do esporte e coordenadora da Medicina do Esporte Mater Dei, Carla Tavares.

A médica explica que a realização de monitoramento sistemático a partir de uma combinação de análises fisiológicas, bioquímicas, imunológicas, psicológicas e de desempenho é considerado a melhor estratégia para evitar o desequilíbrio entre estresse e recuperação e para a detecção precoce de sinais e sintomas que possam interferir no desempenho esportivo.

A avaliação pré-participativa em esporte é de extrema importância e deve ser feita por meio de uma boa avaliação médica. Quando necessário, devem ser solicitados exames complementares, que serão definidos de acordo com o histórico de doenças do indivíduo, o grau de condicionamento físico prévio, seu histórico familiar e com a atividade física que ele pretende fazer.

“Tal avaliação, feita de forma criteriosa e por profissionais habilitados, é capaz de detectar a maioria das doenças que podem trazer complicações durante a atividade física, permitindo a prática segura do exercício”, esclarece Carla Tavares. 

Durante as atividades físicas é necessário ficar atento a qualquer sinal que indique a necessidade de equilibrar a prática esportiva. “O exercício físico com objetivo de saúde e qualidade de vida deve proporcionar bem-estar. Quando qualquer sintoma passa a existir, é hora de procurar o médico para avaliar o que deve ser feito para que a prática de exercício seja mantida sem prejuízos à saúde”, finaliza a médica. 


RESPONSÁVEL:
Carla Tavares
Coordenadora da Medicina do Esporte Mater Dei
CRM-MG: 
41115

Publicado em: 26/09/2017

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Atividade física

Posts Relacionados

28 Abril 2017

O cliclo menstrual e a prática de...

A prática de exercícios extenuantes tem sido associada com vários distúrbios do ciclo menstrual, incluindo retardo puberal, defeitos na fase lútea, anovulação e amenorreia.
04 Dezembro 2017

Mater Dei promove 1º Simpósio de...

A Rede Mater Dei de saúde promoveu, no dia 02 de dezembro, o 1º Simpósio Multidisciplinar de Medicina do Esporte.
27 Março 2018

Morte súbita em atletas jovens

No Brasil, as principais causas documentadas de morte súbita em atletas jovens são as doenças congênitas do coração. Dentre elas, a mais frequente é a cardiomiopatia hipertrófica, representando cerca de 36% dos casos.