Prática esportiva com acompanhamento médico garante saúde e bem-estar - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Cuidados com a Saúde » Qualidade de Vida » Prática esportiva com acompanhamento médico garante saúde e bem-estar

Prática esportiva com acompanhamento médico garante saúde e bem-estar

Os benefícios adquiridos com a de atividade física regular garantem a atletas e amadores qualidade de vida. Entre as vantagens para a saúde está a redução do risco de hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes, colesterol alto, depressão, quedas em geral e alguns tipos de câncer. Porém, antes de iniciar a prática de esportes é fundamental realizar um check-up esportivo. 

“A avaliação médica para praticantes de exercícios visa contribuir para a segurança cardiovascular da prática esportiva, minimizar os riscos de lesões e sintomas relacionados ao exercício e proporcionar a prescrição adequada do exercício para cada objetivo”, explica a médica do esporte e coordenadora da Medicina do Esporte Mater Dei, Carla Tavares.

A médica explica que a realização de monitoramento sistemático a partir de uma combinação de análises fisiológicas, bioquímicas, imunológicas, psicológicas e de desempenho é considerado a melhor estratégia para evitar o desequilíbrio entre estresse e recuperação e para a detecção precoce de sinais e sintomas que possam interferir no desempenho esportivo.

A avaliação pré-participativa em esporte é de extrema importância e deve ser feita por meio de uma boa avaliação médica. Quando necessário, devem ser solicitados exames complementares, que serão definidos de acordo com o histórico de doenças do indivíduo, o grau de condicionamento físico prévio, seu histórico familiar e com a atividade física que ele pretende fazer.

“Tal avaliação, feita de forma criteriosa e por profissionais habilitados, é capaz de detectar a maioria das doenças que podem trazer complicações durante a atividade física, permitindo a prática segura do exercício”, esclarece Carla Tavares. 

Durante as atividades físicas é necessário ficar atento a qualquer sinal que indique a necessidade de equilibrar a prática esportiva. “O exercício físico com objetivo de saúde e qualidade de vida deve proporcionar bem-estar. Quando qualquer sintoma passa a existir, é hora de procurar o médico para avaliar o que deve ser feito para que a prática de exercício seja mantida sem prejuízos à saúde”, finaliza a médica. 


RESPONSÁVEL:
Carla Tavares
Coordenadora da Medicina do Esporte Mater Dei
CRM-MG: 
41115

Publicado em: 26/09/2017

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Atividade física

Posts Relacionados

08 Janeiro 2020

Jogadores do América fazem check up no...

Segundo o médico do serviço de Medicina do Esporte e Coordenador da Ergometria da Rede, e também médico do América, André Jafeth, foram feitos exames laboratoriais
14 Janeiro 2020

Mater Dei participa da avaliação de...

A Rede Mater Dei realizou os exames de ecodopplercardiograma e exames laboratoriais dos jogadores do Clube Atlético Mineiro, nos dias 10 e 11 de janeiro, como parte da pré-temporada de 2020
09 Março 2018

​Benefícios da atividade física...

No dia 10 de março é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo. De acordo com o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) cerca de 45,9% da população brasileira é sedentária.