Saúde da Mulher: investimento constante - REDE MATER DEI DE SAÚDE

Saúde da Mulher: investimento constante

Cada vez mais as mulheres estão inseridas no mercado de trabalho e a Rede Mater Dei de Saúde acompanha essa tendência. Atualmente, num universo de mais de quatro mil médicos, 45% do corpo clínico da Rede é composto por mulheres; entre os mais de 2.500 colaboradores, elas já são maioria e chegam a 80%; duas mulheres, irmãs, estão na vice-presidência da Instituição no comando de assistência, operação, finanças e relacionamento com as operadoras de saúde e demais clientes.

As vice-presidentes também são médicas ginecologistas e obstetras, herdando da mãe, Norma Salvador, o gosto pela Medicina. “Sempre vi a minha mãe como uma mulher forte, trabalhadora que sempre propagou a mensagem da importância do trabalho na vida de uma mulher. Assim, aprendemos a estudar muito, nos diferenciar e contribuir para a sociedade por meio do trabalho ético e de qualidade”, conta a vice-presidente assistencial, operacional e diretora clínica da Rede Mater Dei, Márcia Salvador Géo.

“Homens e mulheres têm características diferentes. Nós mulheres, quando engravidamos, lidamos com o cuidar, temos que nos dividir entre o trabalho e os filhos e isso continua sendo um peso maior para a mulher. Mas, eu não vejo diferença de uma mulher ou homem estar à frente ou não de uma empresa. Depende das características de cada um, da formação, do preparo, da vontade. A pessoa tem que ter vontade, tem que querer estar lá. É claro que nós, mulheres precisamos ser polivalentes, mas temos uma característica que nos ajuda e é o nosso diferencial: conseguimos dar conta de muito mais coisa ao mesmo tempo. O homem é mais focado. Isso não quer dizer que somos melhores ou piores, só temos uma capacidade maior de enxergar mais coisas ao mesmo tempo, de, num ambiente, perceber mais uma situação do que o homem de maneira geral. Tanto na saúde, como em qualquer outra área, eu acho que a mulher tem seu espaço como o homem também tem, basta querer chegar lá”, fala a vice-presidente Administrativa, financeira e comercial da Rede, Drª. Maria Norma Salvador.

Além disso, 56% dos clientes que passaram pela Rede, no último ano, são mulheres. Para elas, os investimentos em melhorias e linhas de cuidado são constantes na instituição. Veja o que a Rede oferece:

Pronto-socorro Ginecológico e Obstétrico – A ampliação do Pronto-socorro Ginecológico e Obstétrico no Mater Dei Santo Agostinho contempla uma nova área para o atendimento 24 horas para plantão e acompanhamento, com equipe de referência para atendimento a todas as demandas ginecológicas de urgência e cirúrgicas, oferecendo, também, assistência em gestação de alto risco com o suporte do Mater Dei Medicina Diagnóstica, com o Serviço de Ultrassonografia no mesmo andar.

Salas de admissão e acompanhamento de pacientes em trabalho de parto no Bloco Obstétrico – A Rede tem salas de admissão e acompanhamento de pacientes em trabalho de parto no Bloco Obstétrico do Mater Dei Santo Agostinho, com equipamentos de monitorização avançada do feto e da mãe, camas mais modernas, banheiro privativo, ar-condicionado e recursos para cromoterapia. “Reformamos totalmente a área de admissão dessas e o Pronto-socorro com área específica para a mulher. Investimos significativamente nas melhores estruturas e tecnologia para a assistência segura. Em obstetrícia, as complicações devem ser atendidas de forma emergencial para que a saúde de mãe e recém-nascido não fique comprometida”, esclarece Márcia Salvador.

Código Rosa: Iniciativa pioneira de socorro rápido para emergência obstétrica, com risco para saúde da mãe ou do feto. “Acionado o Código Rosa, temos 10 minutos para a paciente estar dentro do bloco obstétrico e assistida não só pelo obstetra mas por neonatologista, anestesiologista, em casos de risco de vida materno ou fetal. As equipes das Unidades de Terapia Intensiva Neonatal e adulta também dão a retaguarda necessária”, afirma a vice-presidente assistencial e operacional.

Mastologia: Há mais de 30 anos, o Serviço de Mastologia da Rede Mater Dei oferece assistência completa para cuidar da saúde da mama, atendimento individualizado, exames de mamografia, entrega imediata dos resultados, equipamentos modernos e equipe multidisciplinar. “São necessárias iniciativas que detectam as doenças da mama mais precocemente e com diagnósticos mais completos, que nos permitam entender o caso específico de cada mulher”, afirma o mastologista e presidente da Rede, Henrique Salvador. A última tendência em diagnóstico do câncer de mama é a Tomossíntese. De acordo com médico, “o exame, em três dimensões, aumenta em até 25% a possibilidade de detecção do tumor no estágio inicial. Concomitantemente à mamografia e à ultrassonografia, é indicado como exames de rotina pela maioria dos médicos do país”.

Tratamento para endometriose: O Mais Saúde Mater Dei oferece apoio diagnóstico e recursos tecnológicos para tratamento e controle da endometriose. A paciente é assistida por ginecologistas, infertileutas, coloproctologista e urologistas, além de especialistas em imagem que realizam ultrassonografias e ressonância magnética, direcionadas. O atendimento tem suporte do Centro Cirúrgico e do Centro de Reprodução Humana da Rede.

Oncologia Ginecológica: O Mais Saúde oferece avaliação clínico-cirúrgica de pacientes de cirurgia ginecologia, incluindo quadros oncológicos, diagnóstico e tratamento de câncer e lesões que acometem o aparelho genital feminino. O Serviço dispõe de toda tecnologia para a cirurgia e conta com o suporte do Centro cirúrgico da Rede e todo apoio das equipes de oncologia clínica, radioterapia, anatomia patológica, radiologia, clínica médica e demais clínicas cirúrgicas, realizando cirurgias de alta complexidade e tratamentos locorregionais combinados.

Núcleo do Assoalho pélvico: O Mais Saúde possui Núcleo especializado em cuidado multidisciplinar para paciente com disfunções urinária, sexual e intestinal, prolapso genital (ou seja, a queda de útero, bexiga e intestino, causada pelo enfraquecimento múltiplo dos ligamentos e seguido de falência dos músculos que sustentam as estruturas pélvicas), e reabilitação do assoalho pélvico.

Reprodução Humana e Oncofertilidade: Constituído com o que há de mais avançado em tecnologia de reprodução assistida e corpo clínico especializado, um importante diferencial do Centro de Reprodução Humana é funcionar dentro de um Hospital geral de alta complexidade. A sala de procedimentos no ambiente cirúrgico e com acesso direto ao laboratório, permite a execução de todo tipo de técnica. Para pacientes com câncer, o Centro tem suporte do Hospital Integrado do Câncer para orientações sobre a eficiência de cada procedimento, consulta com especialista e escolha do método mais adequado para uma possível gravidez no futuro, depois da remissão da doença, que possa ser executado em tempo hábil e sem prejudicar a saúde da paciente.

Publicado em: 08/03/2017

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Posts Relacionados

08 Março 2017

Saúde da Mulher: investimento constante

Dentre mais de quatro mil médicos na Rede, 45% é composto por mulheres. Dos mais de 2.500 colaboradores, elas já chegam a 80%. Além disso, 56% dos clientes que passaram pela Rede em 2016 são mulheres. Para elas, os investimentos em melhorias são constantes.
15 Março 2017

Incontinência Urinária em Mulheres

A grande maioria, senão todas as mulheres, irão ter ou tiverem algum episódio de perda de urina involuntária. Quando as perdas impactam as atividades sociais, sexual ou familiares, é hora de procurar um especialista.
29 Agosto 2016

A Rede Mater Dei de Saúde investe em...

O Hospital Integrado do Câncer Mater Dei investe no atendimento integral e personalizado da mulher com câncer ginecológico, com equipes multidisciplinares.