Atendimento Nutricional e Educacional para tratamento do Diabetes - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Cuidados com a Saúde » Qualidade de Vida » Atendimento Nutricional e Educacional para tratamento do Diabetes

Atendimento Nutricional e Educacional para tratamento do Diabetes

A ciência não deixa dúvidas de que uma alimentação equilibrada é extremamente importante para prevenção e tratamento de diversos problemas de saúde. Entre esses problemas está o diabetes, que é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz. 

De acordo com um levantamento realizado pela Sociedade Brasileira de Diabetes, hoje, no Brasil, há mais de 13 milhões de diabéticos no país, o que representa 6,9% da população. Embora às vezes o tratamento pareça simples e haja muita informação disponível, a adesão ao tratamento ainda é baixa devido à complexidade da doença, formas de comunicação e ampla variedade de informações.

 “O paciente com diabetes pode ter uma vida normal e até melhor, mas é necessário assumir um compromisso com o tratamento adequado de acordo com as condutas estipuladas pelo médico endocrinologista e sua equipe multidisciplinar”, explica a nutricionista do Serviço Mais Saúde Mater Dei, Natália Fenner. 
 

Recursos tecnológicos são aliados ao tratamento

A Rede Mater Dei de Saúde conta com um completo parque tecnológico para a realização de exames especializados, com equipamentos de última geração e com profissionais altamente qualificados para conduzir e orientar o tratamento. 

Entre as inovações está o FreeStyle Libre System, dispositivo que mede a glicemia por meio de um microfilamento flexível e indolor, eliminando a necessidade de punções diárias, ou seja, as temidas "picadas nos dedos”. “Ao passar o leitor, é feito um escaneamento (leitura) da glicemia do momento. O adesivo (sensor) é instalado no braço e pode molhar e ficar aderido à pele do paciente por até 14 dias”, detalha a nutricionista Natália Fenner.

Somente no segundo semestre de 2017, foram instalados mais de 300 sensores nos pacientes que procuraram e utilizaram o serviço. Além disso, “ações de educação nutricional estão sendo implementadas em grupos e oficinas de educação continuada, e informações adequadas são reforçadas após as consultas médicas regulares, de acordo com o tipo de diabetes e hábitos do paciente”, finaliza a nutricionista.

Saiba mais informações sobre o acompanhamento nutricional da Linha de Cuidados para Doenças Crônicas do Mais Saúde Mater Dei.
 
RESPONSÁVEL:
Natália Fenner  Pena
Nutricionista do Mais Saúde Mater Dei


Publicado em: 19/01/2018

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Atividade física

Posts Relacionados

19 Janeiro 2018

Acompanhamento nutricional integrado...

O Mais Saúde Mater Dei dispõe da facilidade, agilidade e tecnologia necessária para orientar os pacientes diabéticos. Trata-se do Programa Nutricional no Diabetes, Pré-diabetes e nas Doenças Crônicas Não-transmissíveis (DCNT).
20 Junho 2017

Mais Saúde Mater Dei oferece...

A educação para o paciente diabético é fator relevante para o controle ideal da doença, sendo o trabalho multidisciplinar de grande valor no que tange aos aspectos biopsicossociais da doença.
12 Setembro 2016

O cuidado com a saúde ocular da pessoa...

O melhor caminho para a saúde ocular é o cuidado constante, principalmente para quem tem diabetes, já que está mais sujeito a complicações e perda da visão.