Você sabe a diferença entre Dengue, ChiKungunya e Zika? - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Cuidados com a Saúde » Prevenção e Cuidados » Você sabe a diferença entre Dengue, ChiKungunya e Zika?

Você sabe a diferença entre Dengue, ChiKungunya e Zika?

Chegamos no período das férias escolares e na estação mais quente do ano, o verão. Além do período de recesso, é a estação em que há aumento das chuvas e, com isso, o risco de acúmulo de água, local de proliferação do Aedes aegypti. O mosquito é portador dos vírus que transmitem doenças como: Dengue, ChikungunyaZika. Com o aumento da temperatura, há o crescimento no número de casos suspeitos destas doenças. De acordo com a Secretaria de Saúde do estado de Minas Gerais, até dia 27/12/2016, foram registrados 529.603 casos prováveis de dengue, 490 casos prováveis de chikungunya e 14.448 possíveis casos de Zika vírus

Para se proteger e eliminar possíveis focos de reprodução do mosquito, é preciso adotar medidas preventivas simples e, consideravelmente, eficazes. Usar repelentes, telas de proteção nas janelas, evitar acúmulo de lixo em terrenos baldios, manter o domicílio sempre limpo eliminando possíveis criadouros, limpar as calhas e verificar os vasos de plantas, são algumas atitudes que auxiliam no combate.


Diferenças


Dengue – A principal forma de contágio é por meio da picada dos mosquitos Aedes aegypti. Existem registros identificados pelo Ministério da Saúde, de transmissão vertical (gestante-bebê) e por transfusão de sangue. O primeiro sintoma da manifestação da dengue é a febre alta, acompanhada de dor de cabeça, dores nas articulações, coceira na pele e dor atrás dos olhos. 

Chikungunya – É uma enfermidade febril, causado por um vírus e transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Os sintomas relevantes da doença são: febre alta de início rápido, dores intensas nas articulações dos pés, mãos, dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer ainda dores nos músculos e manchas vermelhas na pele. 

Zika – É um vírus também transmitido pela picada do Aedes aegypti, foi identificado em território brasileiro em abril de 2015. Os sintomas da infecção são dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos. Inchaço no corpo, dor de garganta, tosse e vômito também podem ocorrer. Entre os três vírus, Zika é o único que pode manifestar sem febre. 

Caso você identifique os sintomas citados, procure uma unidade de saúde, para que seja realizado um diagnóstico e tratamento médico. A Rede Mater Dei de Saúde possui protocolos específicos para o atendimento e diagnóstico rápido dessas doenças no Pronto-socorro do Mater Dei Santo Agostinho e no Pronto-socorro do Mater Dei Contorno.


RESPONSÁVEL:
Rodrigo Farnetano
Infectologista
CRM-MG: 37024


Publicado em: 02/01/2017

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Cuidados com o bebê

Termos relacionados Chikungunya Dengue Zika

Posts Relacionados

02 Janeiro 2017

Você sabe a diferença entre Dengue,...

O mosquito é portador dos vírus que transmitem doenças como: Dengue, Chikungunya e Zika. Com o aumento da temperatura, há o crescimento no número de casos suspeitos destas doenças.