Mito ou verdade? - REDE MATER DEI DE SAÚDE

Mito ou verdade?

Só fumante desenvolve câncer de pulmão?
Mito. Hoje é observado o crescente surgimento de tumor em pacientes que nunca fumaram.

Todo câncer no pulmão é grave?
Verdade. Os tumores de pulmão em geral são agressivos.

Um nódulo no pulmão é sempre maligno?
Mito. Um nódulo no pulmão não é sempre maligno. Mas é preciso perguntar primeiro em quem está o nódulo: se em um jovem, que não fuma, há maior chance de que não seja tumor. Por outro lado, se for em pessoa idosa fumante, já aumenta muito o risco. O nódulo no pulmão é em sua maioria de etiologia benigna. O que faz a diferença no seu diagnostico é a avaliação do paciente e da história do paciente além dos seus exames, por equipe multidisciplinar experiente e entrosada para definição de qual a melhor forma de se ter um diagnostico de certeza e a partir de então se propor o melhor tratamento.

Se descoberto no início, há mais chances de cura para o câncer de pulmão?
Verdade. Se descoberto no estágio inicial, o tratamento cirúrgico de forma minimamente invasiva (cirurgia por videotoracoscopia em sala integrada) podemos alcançar a cura em ate 85% dos pacientes.

Um simples raio-x do pulmão pode identificar um nódulo ou tumor?
Verdade. Pode, mas a identificação por Raio X está associada a tumores maiores, com mais de 1cm. Como o exame de Raio X é menos sensível que a tomografia, esse último tem sido considerado importante no screening de tumores de pulmão.

Fumantes passivos ou pessoas que ficam expostas a muita poluição têm chance de desenvolver câncer de pulmão?
Verdade. Há tumores em pessoas que nunca fumaram, devido ao fumo passivo ou contaminação do meio ambiente, exposição a fogão a lenha e diversos outros tipos de alterações do ambiente que podem causar lesão pulmonar.

Mudança no padrão da tosse é um indicativo de câncer?
Verdade. Todo fumante tosse, de uma maneira geral. A tosse em si não é sintoma, mas a mudança do padrão da tosse deve ser observada. Se ele percebe que houve alteração, deve acender o alerta e procurar um médico para uma avaliação. Isso vale para quem nunca fumou ou um fumante. Qualquer tosse que persista por mais de 15 dias e rouquidão são situações que precisam ser investigadas.

O Hospital Integrado do Câncer Mater Dei investe em recursos para diagnóstico precoce, tratamento e cirurgias para o câncer de pulmão.


RESPONSÁVEL:
Daniel Bonomi
Cirurgião torácico
CRM-MG: 38115



Publicado em: 29/08/2016

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Dicas

Posts Relacionados

01 Novembro 2019

Rede Mater Dei integra lista como...

Ranking se refere aos Hospitais melhor equipados no Brasil em 2019
21 Novembro 2019

Campanha Mater Dei na luta contra o...

A Campanha tem como objetivo disponibilizar assistência médica e exames para diagnóstico precoce de câncer de mama e de próstata para pessoas que não possuem plano de saúde
06 Abril 2018

Dia Mundial do Combate ao Câncer...

Incidência do câncer aumentou em 20% nos últimos dez anos. A Estimativa do Inca é de 600 mil novos casos para 2018.