Mito ou verdade? - REDE MATER DEI DE SAÚDE

Mito ou verdade?

Só fumante desenvolve câncer de pulmão?
Mito. Hoje é observado o crescente surgimento de tumor em pacientes que nunca fumaram.

Todo câncer no pulmão é grave?
Verdade. Os tumores de pulmão em geral são agressivos.

Um nódulo no pulmão é sempre maligno?
Mito. Um nódulo no pulmão não é sempre maligno. Mas é preciso perguntar primeiro em quem está o nódulo: se em um jovem, que não fuma, há maior chance de que não seja tumor. Por outro lado, se for em pessoa idosa fumante, já aumenta muito o risco. O nódulo no pulmão é em sua maioria de etiologia benigna. O que faz a diferença no seu diagnostico é a avaliação do paciente e da história do paciente além dos seus exames, por equipe multidisciplinar experiente e entrosada para definição de qual a melhor forma de se ter um diagnostico de certeza e a partir de então se propor o melhor tratamento.

Se descoberto no início, há mais chances de cura para o câncer de pulmão?
Verdade. Se descoberto no estágio inicial, o tratamento cirúrgico de forma minimamente invasiva (cirurgia por videotoracoscopia em sala integrada) podemos alcançar a cura em ate 85% dos pacientes.

Um simples raio-x do pulmão pode identificar um nódulo ou tumor?
Verdade. Pode, mas a identificação por Raio X está associada a tumores maiores, com mais de 1cm. Como o exame de Raio X é menos sensível que a tomografia, esse último tem sido considerado importante no screening de tumores de pulmão.

Fumantes passivos ou pessoas que ficam expostas a muita poluição têm chance de desenvolver câncer de pulmão?
Verdade. Há tumores em pessoas que nunca fumaram, devido ao fumo passivo ou contaminação do meio ambiente, exposição a fogão a lenha e diversos outros tipos de alterações do ambiente que podem causar lesão pulmonar.

Mudança no padrão da tosse é um indicativo de câncer?
Verdade. Todo fumante tosse, de uma maneira geral. A tosse em si não é sintoma, mas a mudança do padrão da tosse deve ser observada. Se ele percebe que houve alteração, deve acender o alerta e procurar um médico para uma avaliação. Isso vale para quem nunca fumou ou um fumante. Qualquer tosse que persista por mais de 15 dias e rouquidão são situações que precisam ser investigadas.

O Hospital Integrado do Câncer Mater Dei investe em recursos para diagnóstico precoce, tratamento e cirurgias para o câncer de pulmão.


RESPONSÁVEL:
Daniel Bonomi
Cirurgião torácico
CRM-MG: 38115



Publicado em: 29/08/2016

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Dicas

Posts Relacionados

28 Julho 2016

Hepatites virais podem progredir para...

Você sabia que entre as causas do câncer de fígado, o hepatocarcinoma, estão as hepatites virais? O médico oncologista do Hospital Integrado do Câncer Mater Dei, Alexandre Jácome, conta que os tipos B, C e D apresentam relação com este tipo de câncer.
11 Setembro 2018

Previna-se contra o câncer de...

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil é o câncer de colorretal é segundo tumor mais comum nas mulheres e o terceiro nos homens, estimando-se mais de 36 mil novos casos para os anos de 2018 e 2019. Possui relevância epidemiológica...
27 Abril 2017

Ações de humanização marcam rotina...

A Rede Mater Dei de Saúde investe continuamente em iniciativas que estão alinhadas com a missão e os valores da instituição.