Rede Mater Dei de Saúde oferece atendimento completo para reumatismo - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Cuidados com a Saúde » Prevenção e Cuidados » Rede Mater Dei de Saúde oferece atendimento completo para reumatismo

Rede Mater Dei de Saúde oferece atendimento completo para reumatismo

O amplo desenvolvimento clínico e científico na área da saúde tem refletido diretamente na faixa etária da população. Com o grande avanço em novas tecnologias para diagnóstico, tratamento e prevenção, o envelhecimento populacional é apenas uma consequência. O aumento da idade média da população traz consigo a crescente incidência das doenças reumatológicas que geram sintomas direcionadores de incapacidades, principalmente, nos idosos. 

Cláudia Lopes, coordenadora do Serviço de Reumatologia da Rede Mater Dei de Saúde, conta que, atualmente, as queixas do sistema músculo-esquelético representam cerca de 20% das consultas médicas na atenção primária à saúde. Além disso, "sabe-se que as doenças reumáticas são importantes causas de morbidade e, quando não tratadas adequadamente, estima-se que um terço dos pacientes estarão inaptos para o trabalho após dez anos", explica a coordenadora.


A Rede Mater Dei de Saúde possui infraestrutura completa para avaliação, diagnóstico e tratamento do paciente com quadro inicial ou avançado das doenças reumáticas, tanto no nível ambulatorial quanto hospitalar. A médica esclarece que cada uma das doenças reumáticas possui um tratamento distinto que é realizado de acordo com forma com que se manifesta. Para isso,  a Rede oferece aos pacientes, médicos com grande experiência no diagnóstico e no tratamento das doenças reumáticas, exames laboratoriais e de imagens de última geração, além de um moderno centro de infusão de medicamentos biológicos para atender os pacientes durante todo o tratamento.

Mais Saúde Mater Dei
O Mais Saúde Mater Dei disponibiliza equipe de reumatologistas especializados no tratamento da Artrite reumatoide, uma doença autoimune crônica que causa dor e inchaço nas articulações e pode levar a deformidades articulares e, ainda, ao comprometimento sistêmico.

"O atendimento especializado para a Artrite reumatoide permite um diagnóstico precoce da doença e tratamento otimizado e individualizado, com acompanhamento direto do paciente, por meio de consultas mensais, avaliação da atividade da doença, abordagem multidisciplinar e intervenções precoces e específicas", conta a médica.

Conheça o reumatismo
Reumatismo é um termo dado a um conjunto de mais de 100 doenças reumáticas, que se caracterizam pelo comprometimento de estruturas musculoesqueléticas (ossos, cartilagem, tendões, ligamentos, músculos). Essas doenças podem ocorrer em pessoas de todas as idades, e podem iniciar como uma simples dor nas articulações e evoluir de maneira distinta. Muitas doenças reumáticas podem também apresentar manifestações em diferentes órgãos como no coração, cérebro, pulmão, intestino e rins. 

Causas
Segundo Cláudia, as causas do reumatismo são diversas. "Elas podem ser autoimunes, metabólicas, degenerativas e inflamatórias. As degenerativas ocorrem devido a um desgaste de alguma estrutura do organismo. As inflamatórias possuem ligação com o sistema imunológico", explica a especialista.

Sinais e sintomas
  1. Dor nas articulações
  2. Fraqueza nos músculos
  3. Deformidades
  4. Queda de cabelo
  5. Lesões na pele
  6. Emagrecimento
  7. Febre

Quando procurar ajuda médica
A especialista afirma que o  momento ideal para procurar ajuda médica é o mais cedo possível, já que o diagnóstico precoce é uma das melhores formas de se evitar complicações. "A grande maioria das doenças reumáticas podem ser tratadas e controladas, especialmente quando diagnosticadas no início, podendo evitar danos, deformidades e insuficiência de órgãos", explica Cláudia.

Algumas doenças reumáticas
Osteoartrite (artrose), Artrite reumatoide, Gota, Espondilite anquilosante, Artrite psoriásica, Artrites crônicas da infância (artrite reumatoide juvenil), Febre reumática, Lupus, Vasculites, Osteoporose, Tendinites, Fibromialgia.


RESPONSÁVEL:
Cláudia Lopes Santoro Neiva
Reumatologista
CRM: 31804


Publicado em: 28/10/2016

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Dicas

Termos relacionados Reumatologia Mais Saúde Idoso

Posts Relacionados

11 Março 2019

Novo Centro de Infusão

Localizado no Mais Saúde Mater Dei, trata-se de um centro de terapia assistida destinada a pacientes que necessitam de tratamento mediante medicação intravenosa, intramuscular ou subcutânea, que age em pontos específicos do sistema imunológico.
09 Agosto 2016

Médicos do Mater alertam sobre o...

Manter o saleiro o mais longe possível da mesa é importante para manter a qualidade de vida de toda a família. Essa simples mudança de hábito pode reduzir as chances de desenvolver hipertensão e até doenças cardiovasculares.
20 Junho 2017

Mais Saúde Mater Dei oferece...

A educação para o paciente diabético é fator relevante para o controle ideal da doença, sendo o trabalho multidisciplinar de grande valor no que tange aos aspectos biopsicossociais da doença.