Setembro Verde se dedica à conscientização e alerta para o câncer colorretal - REDE MATER DEI DE SAÚDE

Previna-se contra o câncer de colorretal

O câncer colorretal é um dos tumores mais prevalentes na população.  De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil é o segundo tumor mais comum nas mulheres e o terceiro nos homens, estimando-se mais de 36 mil novos casos para os anos de 2018 e 2019. Possui relevância epidemiológica mundial, por se tratar da quarta causa de morte por câncer em todo o mundo. 

Devido à grande incidência da doença, no mês de setembro é realizada a campanha Setembro Verde, cujo objetivo é conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer colorretal, o que resulta na maior possibilidade de cura.

O câncer de colorretal pode ser causado por fatores genéticos, em aproximadamente 5% dos casos, ambientais e relacionados ao estilo de vida. Outro fator de risco é a idade, principalmente a partir dos 50 anos. “A realização da colonoscopia está indicada a partir de 50 anos na população de risco habitual, mas a tendência é que esta indicação se antecipe para os 45 anos, como já é recomendado pela Sociedade Americana de Câncer.  Se há história familiar de câncer, doenças inflamatórias intestinais ou alguma síndrome genética a recomendação sobre a melhor idade para início do rastreio deve ser individualizada pelo médico assistente do paciente”, explica a oncologista do Hospital Integrado do Câncer Mater Dei, Gabriela Freitas Chaves. 

Segundo a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), a prevenção é feita através de simples hábitos como o baixo consumo de gordura, ingestão diária de fibras, verduras e frutas e a prática regular de exercícios físicos, além de se evitar a ingestão exagerada de álcool e o tabagismo. Recomenda-se que caso tenha sangramento anal, dor abdominal, alteração do hábito intestinal e emagrecimento subido não programado, procure um coloproctologista


RESPONSÁVEL:
Gabriela Freitas Chaves
CRM: 60232
Oncologista clínica do Hospital Integrado do Câncer Mater Dei

 

Publicado em: 11/09/2018

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Dicas

Posts Relacionados

20 Junho 2017

Hospital Integrado do Câncer é sede...

A Rede Mater Dei de Saúde busca diariamente colaborar com ações de humanização entre os pacientes e familiares. Foi com esse intuito que, no dia 06 de junho, as crianças que passam por tratamento oncológico no Hospital Integrado do Câncer (HIC), tiveram a...
26 Agosto 2016

Mater Dei alerta para os riscos de fumar

O Dia Nacional de Combate ao Fumo quer reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.
03 Novembro 2016

“Mater Dei na luta contra o...

Rede Mater Dei de Saúde realiza a 6ª edição da Campanha em celebração ao Dia Nacional de Combate ao Câncer.