Obesidade e fertilidade - REDE MATER DEI DE SAÚDE

Obesidade e fertilidade

O número de mulheres obesas vem aumentando em todo o mundo assim como as doenças associadas a obesidade: diabetes, doenças cardíacas, vários tipos de câncer, distúrbios hormonais e reprodutivos. Mulheres obesas apresentam chance aumentada de desenvolver problemas hormonais que resultam em distúrbios ovulatórios, redução da fertilidade, aumento da chance de abortar e de ter crianças com problemas (anomalias congênitas), assim como menores chances de sucesso quando submetidas a tratamentos para engravidar. Aparentemente, isso ocorre devido às alterações que a obesidade provoca nos óvulos, que também leva a alterações no desenvolvimento e capacidade de gerar embriões saudáveis.

Dessa forma, perder peso é fundamental se o problema é infertilidade, não só para melhorar as chances de sucesso, mas também para reduzir as chances de complicações durante a gravidez e o parto. Sabe-se que mulheres obesas têm maior probabilidade de desenvolver diabetes, parto prematuro e alterações da pressão arterial (pré-eclâmpsia) durante a gravidez, assim como complicações fetais (anomalias congênitas e morte fetal) e durante o parto.

Dieta equilibrada e atividade física regular são duas estratégias reconhecidamente importantes para perder peso. A Academia Americana de Nutrição recomenda que mulheres obesas recebam aconselhamento sobre os possíveis efeitos da obesidade sobre a fertilidade, gravidez e o parto, assim como os tratamentos disponíveis, considerando que a perda de peso está associada à melhora da fertilidade e à redução de complicações maternas e fetais.

Faça uma consulta: Mater Dei Santo Agostinho – Rua Mato Grosso, 1.100 – 2º andar – 31. 3339-9495.


RESPONSÁVEL:
Márcia Mendonça Carneiro
Ginecologista do Centro de Reprodução Humana Mater Dei
CRM-MG: 
27578

Publicado em: 28/09/2016

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Gestação

Posts Relacionados

30 Março 2017

Estágio para acadêmicos de Medicina -...

Está disponível a lista de classificados para Estágio “Não obrigatório” para acadêmicos de medicina.
15 Junho 2016

Transporte de amostras biológicas para...

Alguns tratamentos de fertilização in vitro geram um número maior de óvulos/embriões que, posteriormente, são congelados. Eles pertencem aos pacientes que realizaram o procedimento e são mantidos no Centro de Reprodução Humana por tempo indeterminado, desde...
24 Julho 2016

Centro de Reprodução Humana Mater Dei

O Centro de Reprodução Humana da Rede Mater Dei de Saúde é constituído com o que há de mais avançado em tecnologia de reprodução assistida.