Obesidade e fertilidade - REDE MATER DEI DE SAÚDE

Obesidade e fertilidade

O número de mulheres obesas vem aumentando em todo o mundo assim como as doenças associadas a obesidade: diabetes, doenças cardíacas, vários tipos de câncer, distúrbios hormonais e reprodutivos. Mulheres obesas apresentam chance aumentada de desenvolver problemas hormonais que resultam em distúrbios ovulatórios, redução da fertilidade, aumento da chance de abortar e de ter crianças com problemas (anomalias congênitas), assim como menores chances de sucesso quando submetidas a tratamentos para engravidar. Aparentemente, isso ocorre devido às alterações que a obesidade provoca nos óvulos, que também leva a alterações no desenvolvimento e capacidade de gerar embriões saudáveis.

Dessa forma, perder peso é fundamental se o problema é infertilidade, não só para melhorar as chances de sucesso, mas também para reduzir as chances de complicações durante a gravidez e o parto. Sabe-se que mulheres obesas têm maior probabilidade de desenvolver diabetes, parto prematuro e alterações da pressão arterial (pré-eclâmpsia) durante a gravidez, assim como complicações fetais (anomalias congênitas e morte fetal) e durante o parto.

Dieta equilibrada e atividade física regular são duas estratégias reconhecidamente importantes para perder peso. A Academia Americana de Nutrição recomenda que mulheres obesas recebam aconselhamento sobre os possíveis efeitos da obesidade sobre a fertilidade, gravidez e o parto, assim como os tratamentos disponíveis, considerando que a perda de peso está associada à melhora da fertilidade e à redução de complicações maternas e fetais.

Faça uma consulta: Mater Dei Santo Agostinho – Rua Mato Grosso, 1.100 – 2º andar – 31. 3339-9495.


RESPONSÁVEL:
Márcia Mendonça Carneiro
Ginecologista do Centro de Reprodução Humana Mater Dei
CRM-MG: 
27578

Publicado em: 28/09/2016

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Gestação

Posts Relacionados

15 Fevereiro 2017

Oportunidade de estágio para...

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo de Estágio “Não obrigatório” para acadêmicos de medicina. Concentração nas áreas de Ginecologia/Obstetrícia e Cirurgia Geral da Rede Mater Dei de Saúde.
20 Dezembro 2017

O tempo de vida fértil da mulher

As mulheres possuem um número não renovável de óvulos (folículos) em seus ovários que, com o passar do tempo, reduz gradativamente em questão de quantidade e qualidade até a ocorrência da menopausa.
19 Março 2018

​Mater Dei realiza 1º Simpósio de...

O objetivo do evento foi discutir e atualizar temas relacionados à fertilização assistida. Cerca de 150 pessoas compareceram ao evento, que aconteceu no Centro de Convenções Dr. José Helvécio de Souza, no Mater Dei Santo Agostinho.