Mater Dei alerta para os cuidados na prevenção da osteoporose - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Cuidados com a Saúde » Prevenção e Cuidados » Mater Dei alerta para os cuidados na prevenção da osteoporose

Mater Dei alerta para os cuidados na prevenção da osteoporose

Celebrado em 20 de outubro, o Dia Mundial da Osteoporose é dedicado a conscientização da população sobre a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento da doença. “A osteoporose é uma patologia assintomática, que ocorre quando há um enfraquecimento gradativo da massa óssea. A medida que os ossos se tornam mais porosos e frágeis o risco de fraturas aumenta”, explica o coordenador do Serviço de Densitometria Óssea da Rede Mater Dei de Saúde, Bruno Muzzi Camargos. 

Segundo a Internacional Osteoporosis Foundation (IOF), acontecem, anualmente, nove milhões de fraturas, sendo uma fratura a cada três segundos.  Além disso, até 2050, a estimativa é que haverá um aumento na incidência mundial de fratura de quadril de 310% em homens e 240% em mulheres.


Medidas de prevenção

A campanha de prevenção da osteoporose visa incentivar a adoção de hábitos saudáveis com o objetivo de proteger a saúde óssea e muscular. Fazer exercícios físicos regularmente, ter uma dieta equilibrada e rica em nutrientes saudáveis para os ossos e evitar consumir bebidas alcoólicas em excesso são algumas das medidas preventivas.


Atendimento na Rede Mater Dei de Saúde

O Serviço de Densitometria Óssea Mater Dei é referência internacional na área do tratamento e monitoramento da osteoporose e está presente tanto no Mater Dei Santo Agostinho, quanto no Mater Dei Contorno.

Os exames são realizados por médicos certificados em densitometria óssea e os laudos densitométricos entregues no mesmo dia, poupando tempo e garantindo maior rigor na aquisição e análise de dados. Atualmente, o exame de densitometria óssea é o método mais eficaz para diagnosticar a doença em suas fases iniciais.

Com o objetivo de oferecer aos pacientes o que há de mais tecnológico, o Serviço de Densitometria Óssea da Rede oferece o Trabecular Bone Score – TBS, um software incorporado ao aparelho de densitometria convencional, o qual possibilita a identificação de risco para fraturas mesmo na ausência de osteoporose. “Aprovado pela ANVISA desde junho de 2016, a medida da qualidade óssea por TBS é tão importante quanto medir a massa óssea em si. A exclusividade da tecnologia em Belo Horizonte se restringe à Rede Mater Dei e o centro é considerado uma referência internacional para treinamento de outros serviços interessados em adquirir a tecnologia”, explica o médico e coordenador do serviço de densitometria da Rede Mater Dei de Saúde, Bruno Muzzi.

Para agendar o exame, são disponibilizadas três opções:
Agendamento online
Telefone: (31) 3339-9800 
Whatsapp: 9.9821-8232 

Saiba mais informações sobre a Osteoporose nessa cartilha da Fundação Internacional da Osteoporose.


RESPONSÁVEL:
Bruno Muzzi Camargos
Ginecologista, obstetra e 
coordenador do serviço de densitometria da Rede Mater Dei de Saúde
CRM-MG: 29850

Publicado em: 20/10/2017

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Atividade física

Termos relacionados Osteoporose Densitometria Óssea

Posts Relacionados

20 Outubro 2017

Mater Dei alerta para os cuidados na...

Celebrado em 20 de outubro, o Dia Mundial da Osteoporose é dedicado a conscientização da população sobre a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento da doença.
06 Fevereiro 2017

Controle de massa magra do corpo

Como medir a composição corporal, quantidade de gordura e quantidade de massa magra? Os densitômetros modernos, disponíveis no Mater Dei Medicina Diagnóstica, avaliam a gordura visceral, gordura periférica e a massa muscular do corpo inteiro.
20 Outubro 2016

Rede Mater Dei de Saúde oferece...

O Dia Mundial da Osteoporose, comemorado em 20 de outubro, chama atenção para o problema que atinge cerca de dez milhões de pessoas no Brasil.