Artrite reumatoide - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Cuidados com a Saúde » Prevenção e Cuidados » Mais Saúde Mater Dei inicia atendimento para pacientes com Artrite reumatoide

Mais Saúde Mater Dei inicia atendimento para pacientes com Artrite reumatoide

A Artrite Reumatóide - AR é uma doença reumática grave causadora de grande morbimortalidade quando não adequadamente tratada. Com grande prevalência, aproximadamente 1% da população mundial, acomete preferencialmente pessoas entre 30 e 50 anos.

A doença não adequadamente tratada leva à deformidades que podem incapacitar o paciente de forma permanente para o trabalho e comprometer as suas atividades diárias, além de levar à dor crônica. De acordo com a reumatologista da Rede Mater Dei de Saúde, Rafaela Bicalho, “quando o diagnóstico é estabelecido precocemente e o paciente é adequadamente tratado, a qualidade de vida e as funções motoras podem ser totalmente preservadas”.

Foi pensando nisso, que o Mais Saúde Mater Dei iniciou o atendimento direcionado aos pacientes com diagnóstico confirmado de AR e casos de suspeita da doença.“O tratamento da AR avançou muito nos últimos anos. As recomendações atuais para o seu tratamento contemplam formas de condução muito específicas e que os pacientes terão acesso no Mais Saúde”, conta Rafaela.

Sintomas: Dor, edema e rigidez articular, principalmente em mãos e pés.

Prevenção: A Artroide Reumatoide é uma doença multifatorial cuja completa etiopatogenia não é completamente esclarecida. “Existe um forte componente genético (histórico familiar de pacientes com AR tem mais chances de serem acometidos pela doença). Fatores ambientais têm sido postulados como causadores de AR, alguns ainda sob suspeita”, esclarece a médica Rafaela. Ela acrescenta que “um fator ambiental confirmado e bem estudado em AR é o tabagismo”. 


RESPONSÁVEL:
Rafaela Bicalho
Reumatologista
CRM-MG: 43969
 


Publicado em: 09/08/2016

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Novidades

Posts Relacionados

28 Outubro 2016

Rede Mater Dei de Saúde oferece...

Cláudia Lopes, coordenadora do Serviço de Reumatologia da Rede Mater Dei de Saúde, conta que, atualmente, as queixas do sistema músculo-esquelético representam cerca de 20% das consultas médicas na atenção primária à saúde.
09 Agosto 2016

Mais Saúde Mater Dei inicia...

A Artrite Reumatoide é uma doença que, com diagnóstico precoce e tratamento adequado, a qualidade de vida e as funções motoras podem ser totalmente preservadas
23 Fevereiro 2018

Mater Dei oferece atendimento para...

Com o objetivo de garantir a qualidade na continuidade do acompanhamento desses pacientes, a Rede Mater Dei de Saúde através do Mais Saúde, criou a Linha de Cuidado para Doenças Inflamatórias Intestinais.