Exame de Espirometria avalia problemas respiratórios - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Cuidados com a Saúde » Prevenção e Cuidados » Exame de Espirometria avalia problemas respiratórios

Exame de Espirometria avalia problemas respiratórios

Nos dias atuais, principalmente nas grandes cidades, existem vários fatores que prejudicam a respiração e podem causar doenças graves. Dentre os principais, estão a exposição à fumaça de cigarro ou do fogão a lenha e a exposição ambiental à poluição. Segundo pesquisa divulgada pelo Ibope em 2015, 44% dos brasileiros apresentam sintomas de doenças respiratórias.

No dia 14 de outubro se comemora o Dia Mundial da Espirometria, um exame simples e bastante eficaz que oferece informações importantes sobre os distúrbios ventilatórios dos pacientes portadores de patologias ligadas ao sistema respiratório. Segundo o médico pneumologista da Rede Mater Dei de Saúde, Arthur Teixeira, "a espirometria é um exame que mede o ar que entra e sai dos pulmões. Nele, são realizadas medidas de fluxos e volumes pulmonares, permitindo o diagnóstico e a quantificação dos distúrbios ventilatórios”.
 

Com uma estrutura hospitalar completa, a Rede Mater Dei de Saúde disponibiliza aos seus pacientes uma equipe de pneumologistas altamente capacitada para realizar o diagnóstico e o tratamento das doenças respiratórias. Os médicos são treinados para fazer a avaliação sobre a necessidade do paciente de realizar a espirometria. De acordo com o pneumologista, "a espirometria deve ser parte integrante da avaliação de paciente com sintomas respiratórios ou doença respiratória reconhecida, além de fazer parte da avaliação pré-operatória de cirurgias diversas e avaliação de capacidade ocupacional".
 

E, caso essa necessidade seja identificada, o Mais Saúde Mater Dei oferece toda a estrutura para a realização do exame, com equipamento e pneumologistas à disposição para atendimento ambulatorial, mediante agendamento prévio da consulta.


Mais Saúde Mater Dei:  31. 3339-9595 – Rua Bernardo Guimarães, 2.785 – Santo Agostinho - BH/MG.


RESPONSÁVEL:
Arthur Teixeira
Pneumologista
CRM-MG: 
31280

 



Publicado em: 14/10/2016

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Dicas

Posts Relacionados

26 Agosto 2016

Mater Dei alerta para os riscos de fumar

O Dia Nacional de Combate ao Fumo quer reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.
09 Agosto 2016

Médicos do Mater alertam sobre o...

Manter o saleiro o mais longe possível da mesa é importante para manter a qualidade de vida de toda a família. Essa simples mudança de hábito pode reduzir as chances de desenvolver hipertensão e até doenças cardiovasculares.
23 Fevereiro 2018

Mater Dei oferece atendimento para...

Com o objetivo de garantir a qualidade na continuidade do acompanhamento desses pacientes, a Rede Mater Dei de Saúde através do Mais Saúde, criou a Linha de Cuidado para Doenças Inflamatórias Intestinais.