Dicas para curtir o Carnaval com saúde - REDE MATER DEI DE SAÚDE

Prepare-se para o carnaval!

Com o carnaval cada vez mais próximo é muito provável que você já esteja com toda a sua programação pronta. Será que você não está esquecendo de nada? Será que está mesmo tudo pronto para você curtir a folia e se divertir com segurança? Nós selecionamos algumas dicas importantes que você provavelmente não está se lembrando. Confira todas elas e tenha certeza de que você está preparado para o carnaval deste ano!
 

Esteja em dia com as suas vacinas


O Carnaval é a maior festa de rua registrada no Brasil. Isso quer dizer que, nesta época do ano, milhares de pessoas se reúnem em um mesmo espaço para dançar, brincar e se divertir. Porém, a aglomeração facilita a transmissão de doenças respiratórias como a meningite e a gripe, que podem ser evitadas com a vacinação. 

Além disso, durante as festividades, é muito comum que aconteçam acidentes com garrafas de vidro ou objetos de metal quebrados, o que pode transmitir a bactéria do tétano - outra doença que também pode ser evitada se suas vacinas estiverem em dia. Para as pessoas que vão viajar, também é muito importante verificar se a área oferece risco e se ele pode ser evitado por meio da imunização. 

Dê uma olhada no seu cartão de vacinas e confira aqui as vacinas disponíveis na Rede Mater Dei de Saúde. Muitos imprevistos podem ser evitados.
 

Use roupas leves e frescas


Um dos destaques do carnaval é a quantidade de fantasias criativas que aparecem nas ruas. Na hora de escolher a sua, lembre-se de dar preferência para as roupas mais frescas, pois elas permitem que o seu corpo refresque e isso diminui as chances de você ficar desidratado. Atenção às crianças e idosos! Eles são mais sensíveis à desidratação.
 

Evite ficar muito próximo às caixas de som


É inevitável: para qualquer festa de carnaval acontecer e ser um sucesso é preciso que tenha música. Não importa se são marchinhas, sambas ou axés, o importante é que a música esteja presente. 

Porém, o que muita gente se esquece é que, por mais que na hora da festa a música alta cause prazer, depois da festa essa sensação vai embora e o que fica é a destruição das células auditivas. Essa audição perdida jamais será recuperada se as células auditivas tiverem morrido. Por isso, lembre-se de manter distância das caixas de som. Dance, cante, se divirta, mas longe delas.
 

Durma bem


Se você quer curtir todos os dias de folia, ir em todos os bloquinhos, se divertir ao máximo com seus amigos, provavelmente dormir não é a sua prioridade no carnaval. Mesmo assim, é muito importante lembrar que você precisa repor suas energias entre uma festividade e outra para evitar cansaço e irritação.

 A recomendação para que o corpo recupere sua energia é dormir de 7h a 8h por dia. Isso já vai te ajudar bastante e te dar energia extra.
 

Hidrate-se


Essa é uma dica que provavelmente você está se lembrando, mas ela é tão importante que vamos reforçar. Devido ao calor excessivo, ao aglomerado de pessoas e ao esforço físico dançando e brincando, durante as festas de carnaval perdemos mais líquido do que nos dias habituais, dessa forma, torna-se imprescindível que a nossa ingestão de líquido seja maior para mantermos o corpo hidratado. Para você que pretende ir para alguma festa ou em algum bloquinho de rua, uma boa dica é levar consigo uma garrafa de água para se hidratar durante os eventos. E lembre-se: bebidas alcoólicas não são consideradas líquidos hidratantes, mesmo que possam causar a impressão de hidratação por aumentarem a quantidade de urina. 

Publicado em: 21/02/2017

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Boa forma

Termos relacionados Carnaval Saúde Dicas

Posts Relacionados

08 Março 2019

Atenção integrada e multidisciplinar...

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a conscientização sobre as doenças femininas torna-se fundamental para prevenção e combate
18 Janeiro 2019

​Solenidade marca inauguração do...

Cerca de mil pessoas estiveram presentes, dentre elas representantes do governo, empresas, corpo clínico e operadoras de planos de saúde parceiras. O evento simbolizou o início das atividades do Mater Dei Betim-Contagem
22 Outubro 2018

Discurso Dr. José Salvador Silva

Homenagem recebida da Associação Médica de Minas Gerais, Conselho Regional de Medicina e do Sindicato dos Médicos na semana e Dia dos Médicos – 18/10/2018