Densitometria Óssea auxilia no controle de massa magra do corpo - REDE MATER DEI DE SAÚDE

Controle de massa magra do corpo

Como medir a composição corporal, quantidade de gordura e quantidade de massa magra? Para aqueles que buscam perder peso ou praticam atividades físicas de alta performance, a precisão dos dados da massa corpórea é fundamental para direcionar o controle dietético e a rotina de atividades físicas. 

O avanço da tecnologia permite, cada vez mais, chegar a dados como esse de forma mais assertiva. Se antes a Densitometria Óssea era utilizada exclusivamente para tratamento da osteoporose hoje, com a evolução dos densitômetros, é possível medir não só a massa óssea, mas também a massa muscular, a gordura visceral e a qualidade do tecido ósseo. 

Os densitômetros modernos, disponíveis no Mater Dei Medicina Diagnóstica, avaliam a gordura visceral, gordura periférica e a massa muscular do corpo inteiro. “A informação é muito útil para o cálculo do gasto energético de repouso e, a partir daí, permite a estimativa do gasto calórico total”, explica o médico e coordenador do Serviço de Densitometria Óssea do Mater Dei, Bruno Muzzi.

A tecnologia permite que atletas, pessoas que estão em programas de controle de peso e modificação da silhueta corporal possam utilizar o exame para avaliar a composição corporal. “Também é indicado para controle de obesidade, mulheres e homens que tenham ou tiveram câncer, HIV, tuberculose, esclerose múltipla, artrite reumatoide, doenças intestinais e cirurgia bariátrica”, ressalta o médico.


Percentual de gordura e músculo

Sabe-se que, quando há perda de massa muscular, ajustes dietéticos e reforço à prática de exercícios são necessários. Com a tecnologia adequada, a Densitometria Óssea ajuda a evitar a prática abusiva de cirurgias bariátricas e estimula pacientes a permanecerem no programa de controle de peso, identificando precocemente quais pacientes estão perdendo, além da gordura, a massa muscular. 

Os atletas que perdem massa muscular podem estar passando por um processo de restrição energética devido a um deficit entre a ingestão e o gasto calórico. Tal diferença é preditiva de lesões e pode demandar ajuste no plano de treinamento físico. O serviço de Densitometria Óssea do Mater Dei fez parte do consenso mundial de avaliação da composição corporal e realiza, desde 2013, avaliação de atletas e indivíduos em programas de controle de peso, dentro dos parâmetros de medida reconhecidos Sociedade Internacional de Densitometria - ISCD.
 

Massa muscular e qualidade de vida

A medida da massa muscular permite mensurar a quantidade de músculo perdida com o avançar da idade, conhecida como Sarcopenia. A perda de músculo é um indicador precoce da deterioração da qualidade de vida, verificada especialmente em pacientes idosos. A redução da massa muscular aumenta o risco de doenças cardiovasculares, de tromboembolismo, Alzheimer, Diabetes e representa um preditor inequívoco de redução da qualidade de vida.


Atendimento na Rede Mater Dei de Saúde

O serviço de Densitometria Óssea da Rede está presente no Mater Dei Santo Agostinho e Mater Dei Contorno. Os exames são realizados por médicos especializados e os laudos densitométricos entregues no mesmo dia, poupando tempo e garantindo maior rigor na aquisição e análise de dados.

Para agendar o exame, são disponibilizadas três opções:
Agendamento online
Telefone: (31) 3339-9800 
Whatsapp: 9.9821-8232 (Whatsapp) 


RESPONSÁVEL:
Bruno Muzzi Camargos
Ginecologista, obstetra e 
coordenador do serviço de densitometria da Rede Mater Dei de Saúde
CRM-MG: 29850

Publicado em: 06/02/2017

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Atividade física

Posts Relacionados

20 Outubro 2017

Mater Dei alerta para os cuidados na...

Celebrado em 20 de outubro, o Dia Mundial da Osteoporose é dedicado a conscientização da população sobre a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento da doença.
11 Agosto 2017

Saúde para o dia dos pais

Para estar presente em cada momento da vida dos filhos é preciso ter saúde. E para ter saúde é preciso se cuidar. Celebrado em 13 de agosto nesse ano, o dia dos pais serve como uma oportunidade de despertar sobre a importância dos cuidados da saúde masculina.
06 Fevereiro 2017

Densitometria: tecnologia e inovação...

Histórico de fraturas (e quedas), histórico familiar, tabagismo e idade. Esses podem ser alguns fatores de risco da osteoporose.