Densitometria Óssea auxilia no controle de massa magra do corpo - REDE MATER DEI DE SAÚDE

Controle de massa magra do corpo

Como medir a composição corporal, quantidade de gordura e quantidade de massa magra? Para aqueles que buscam perder peso ou praticam atividades físicas de alta performance, a precisão dos dados da massa corpórea é fundamental para direcionar o controle dietético e a rotina de atividades físicas. 

O avanço da tecnologia permite, cada vez mais, chegar a dados como esse de forma mais assertiva. Se antes a Densitometria Óssea era utilizada exclusivamente para tratamento da osteoporose hoje, com a evolução dos densitômetros, é possível medir não só a massa óssea, mas também a massa muscular, a gordura visceral e a qualidade do tecido ósseo. 

Os densitômetros modernos, disponíveis no Mater Dei Medicina Diagnóstica, avaliam a gordura visceral, gordura periférica e a massa muscular do corpo inteiro. “A informação é muito útil para o cálculo do gasto energético de repouso e, a partir daí, permite a estimativa do gasto calórico total”, explica o médico e coordenador do Serviço de Densitometria Óssea do Mater Dei, Bruno Muzzi.

A tecnologia permite que atletas, pessoas que estão em programas de controle de peso e modificação da silhueta corporal possam utilizar o exame para avaliar a composição corporal. “Também é indicado para controle de obesidade, mulheres e homens que tenham ou tiveram câncer, HIV, tuberculose, esclerose múltipla, artrite reumatoide, doenças intestinais e cirurgia bariátrica”, ressalta o médico.


Percentual de gordura e músculo

Sabe-se que, quando há perda de massa muscular, ajustes dietéticos e reforço à prática de exercícios são necessários. Com a tecnologia adequada, a Densitometria Óssea ajuda a evitar a prática abusiva de cirurgias bariátricas e estimula pacientes a permanecerem no programa de controle de peso, identificando precocemente quais pacientes estão perdendo, além da gordura, a massa muscular. 

Os atletas que perdem massa muscular podem estar passando por um processo de restrição energética devido a um deficit entre a ingestão e o gasto calórico. Tal diferença é preditiva de lesões e pode demandar ajuste no plano de treinamento físico. O serviço de Densitometria Óssea do Mater Dei fez parte do consenso mundial de avaliação da composição corporal e realiza, desde 2013, avaliação de atletas e indivíduos em programas de controle de peso, dentro dos parâmetros de medida reconhecidos Sociedade Internacional de Densitometria - ISCD.
 

Massa muscular e qualidade de vida

A medida da massa muscular permite mensurar a quantidade de músculo perdida com o avançar da idade, conhecida como Sarcopenia. A perda de músculo é um indicador precoce da deterioração da qualidade de vida, verificada especialmente em pacientes idosos. A redução da massa muscular aumenta o risco de doenças cardiovasculares, de tromboembolismo, Alzheimer, Diabetes e representa um preditor inequívoco de redução da qualidade de vida.


Atendimento na Rede Mater Dei de Saúde

O serviço de Densitometria Óssea da Rede está presente no Mater Dei Santo Agostinho e Mater Dei Contorno. Os exames são realizados por médicos especializados e os laudos densitométricos entregues no mesmo dia, poupando tempo e garantindo maior rigor na aquisição e análise de dados.

Para agendar o exame, são disponibilizadas três opções:
Agendamento online
Telefone: (31) 3339-9800 
Whatsapp: 9.9821-8232 (Whatsapp) 


RESPONSÁVEL:
Bruno Muzzi Camargos
Ginecologista, obstetra e 
coordenador do serviço de densitometria da Rede Mater Dei de Saúde
CRM-MG: 29850

Publicado em: 06/02/2017

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Atividade física

Posts Relacionados

28 Setembro 2016

Sala híbrida – Mais conforto,...

A Sala Híbrida insere a alta qualidade da imagem obtida no laboratório de intervenção cardiovascular dentro de um ambiente com condições ideais para uma cirurgia convencional.
08 Janeiro 2020

Jogadores do América fazem check up no...

Segundo o médico do serviço de Medicina do Esporte e Coordenador da Ergometria da Rede, e também médico do América, André Jafeth, foram feitos exames laboratoriais
20 Junho 2017

Exame de eletroneuromiografia

A Rede Mater Dei de Saúde, por meio da Medicina Diagnóstica, oferece um novo exame para pacientes internados e eletivos: a eletroneuromiografia (ENNG). Trata-se de um procedimento complementar, que consiste em avaliar os nervos periféricos, os músculos e,...