Conheça a meningite e previna-se - REDE MATER DEI DE SAÚDE

Conheça a meningite e previna-se

A meningite é um processo inflamatório que afeta o sistema nervoso central, atingindo as meninges, membranas que envolvem o cérebro e medula espinhal. A doença é, frequentemente, ocasionada por agentes infecciosos, sendo as meningites bacterianas e virais as mais graves. Porém, pode ser causada, também, por processos não infecciosos, como por exemplo, medicamentos e neoplasias. 

Febre alta e contínua, fortes dores de cabeça, vômitos, perda de apetite, dor na nuca causando rigidez no pescoço,  confusão mental, sonolência, agitação, grande sensibilidade à luz, diarréia, manchas no corpo e, ainda, crises convulsivas e coma são alguns dos sintomas da doença. Devido à sua gravidade, alguns casos podem evoluir a um dano cerebral mais grave resultando em sequelas ou, até mesmo, à morte. É necessário estar atento aos sintomas e, se necessário, o médico deve ser procurado  o mais rápido possível.

“A meningite é uma doença de alto risco para o paciente, por isso é importante a prevenção. Ela  pode ser prevenida com medidas gerais, como acontece com outras infecções, mas a melhor forma de prevenção é a vacina”, explica Silvana de Barros Ricardo, Infectologista e Coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar da Rede Mater Dei de Saúde. A vacina meningocócica B previne contra a meningite e infecções generalizadas (doenças meningocócicas) causadas pela bactéria meningococo do tipo B, e é recomendada para crianças e adolescentes, conforme orientação das sociedades brasileiras de Pediatria (SBP) e Imunizações (SBIm), adultos com até 50 anos, dependendo de risco epidemiológico, viajantes com destino às regiões onde há maior incidência da doença, e pessoas de qualquer faixa etária que tenham doenças que aumentem o risco para a doença meningocócica. Já a vacina meningocócica conjugada quadrivalente previne contra a meningite e infecções generalizadas (doenças meningocócicas) causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.

A Rede Mater Dei de Saúde disponibiliza as vacinas meningocócicas B e conjugada quadrivalente ACWY.  Para se vacinar, basta ir ao local entre 7h e 17h30, de segunda a sexta, e das 7h às 11h30, aos sábados. Não é necessário agendamento prévio”, explica a médica patologista coordenadora do Mater Dei Vacina, Flávia Massote. O Laboratório da Rede está localizado na Av. Barbacena, 1067, Santo Agostinho. Clique aqui e veja a relação de todas as vacinas oferecidas pelo Mater Dei Vacina

Responsável:
Silvana de Barros Ricardo
Infectologista e Coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar da Rede Mater Dei de Saúde 
CRM-MG: 18459


Publicado em: 19/03/2019

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Cuidados com o bebê

Termos relacionados Vacina Infecção Meningite

Posts Relacionados

13 Setembro 2016

Protocolos assistenciais gerenciados...

Rede Mater Dei de Saúde investe em protocolos assistenciais gerenciados para reconhecimento imediato de sepse.
14 Outubro 2016

Rede Mater Dei de Saúde oferece as...

A Rede Mater Dei de Saúde, por meio do Mater Dei Vacina, oferece as principais vacinas - do nascimento até a fase adulta e terceira idade.
27 Março 2019

Vacine-se contra o vírus Influenza

A Rede Mater Dei de Saúde oferece a vacina Quadrivalente contra a Influenza A e B para adultos e crianças a partir de 6 meses. O atendimento do Mater Dei Vacina é de segunda a sexta, das 7h às 17h30 e aos sábados, das 7h às 11h30.