A importância dos vegetais na dieta - REDE MATER DEI DE SAÚDE

A importância dos vegetais na dieta

Há uma recomendação para que as pessoas ingiram sete ou mais porções de uma combinação de frutas e hortaliças e frutas cítricas. Porção é definida como uma mão cheia ou um punho cerrado. Portanto, uma laranja, uma maçã, uma fatia de mamão, uma mão cheia de hortaliças, cada uma constitui uma porção. Mas por que tanta variedade? De acordo com o médico nutrólogo Ênio Cardillo, quando se diversificam os alimentos, há maior probabilidade de se satisfazerem as necessidades de vitaminas e de sais minerais. “Assim, um alimento é rico em vitamina A, outro em vitamina C, outro em magnésio, outro em potássio, e assim por diante. Além de vitaminas, sais minerais e fibras, frutas e hortaliças contêm fitonutrimentos”, explica o especialista. Conheça cada um:

Amido - Dentre os nutrimentos consumidos pelo homem, o amido é o mais abundante na natureza. Existe em grandes quantidades em grãos (cereais, leguminosas, etc.), tubérculos e raízes. Os alimentos ricos em amido são, em geral, também ricos em fibras.

Lipídios - Vimos anteriormente as vantagens dos lipídios vegetais (insaturados, em geral) em relação aos de origem animal (saturados, em geral).

Fibras - Fibras são polímeros de origem vegetal que não são digeridos pelos animais monogástricos. As fibras dividem-se em dois grandes grupos: 1) solúveis, a cujo grupo pertencem pectinas, gomas, mucilagens e alguns tipos de hemicelulose; 2) insolúveis, a cuja categoria pertencem celuloses, ligninas, xilanas e outros tipos de hemicelulose. Cereais integrais e folhas são exemplos de alimentos ricos em fibras insolúveis. Exemplos de alimentos ricos em fibras solúveis são: leguminosas, aveia, mamão, laranja, maçã, cenoura, e outros.

Vitaminas - Vitaminas são substâncias orgânicas não produzidas pelo organismo, necessárias em pequenas doses, que exercem funções específicas no organismo. Vitaminas encontram-se em alimentos de origem animal e vegetal e em produtos fermentados.

Fitonutrimentos - Frutas e hortaliças contêm substâncias que não são vitaminas, mas têm efeito na promoção da saúde. Já foram isoladas de frutas e hortaliças mais de 10.000 fitonutrimentos bioativos. Estas substâncias têm propriedades anticarcinogênicas, anti-inflamatórias, antimicrobianas, antioxidantes, antitrombóticas e imunomoduladoras, têm influência na pressão arterial, efeito hipocolesterolemiante e contribuem para a modulação de níveis de glicose.


RESPONSÁVEL:
Ênio Cardillo Vieira
Nutrólogo
CRM: 3276


Publicado em: 02/09/2016

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Boa forma

Termos relacionados dieta Vegetais Mais Saúde

Posts Relacionados

14 Outubro 2016

Exame de Espirometria avalia problemas...

Rede Mater Dei de Saúde oferece exame de Espirometria para avaliação de problemas respiratórios.
11 Agosto 2017

​Núcleo Integrado da Próstata (NIP)...

Pacientes com suspeita ou já diagnosticados com câncer de próstata contam, agora, com atendimento multidisciplinar e integrado em Belo Horizonte específico para esse tratamento.
01 Outubro 2016

Para envelhecer bem: Mater Dei oferece...

Dificuldades para se locomover, perda do equilíbrio, doenças que afetam o físico e o emocional: o envelhecimento traz diversas limitações para o idoso e seus familiares.