Higienização das Mãos - REDE MATER DEI DE SAÚDE

Higienização das Mãos

A higiene das mãos, medida mais importante e reconhecida há muitos anos na prevenção e controle das infecções relacionadas à assistência à saúde, ainda é um desafio a ser superado pelos serviços de saúde mundialmente. A adesão dos profissionais à prática – compreendendo a lavagem com água e sabonete ou a fricção de uma preparação alcoólica – é persistentemente insuficiente na rotina da assistência. 

A falha na correta higienização das mãos coloca em risco a segurança de pacientes, profissionais e usuários dos serviços de saúde. Paralelamente, as infecções relacionadas à assistência à saúde afetam centenas de milhões de pacientes e têm um impacto econômico nos pacientes e sistemas de saúde em todo o mundo, consideradas como um dos eventos adversos mais frequentes. 

Diante da dimensão do problema, a Organização Mundial da Saúde (OMS) vem desenvolvendo desde em 2005 um conjunto de ações norteadoras que ajudem a evitar os riscos para os pacientes e, ao mesmo tempo, direcionam os países membros na sua implementação. Concebido como Programa de Segurança do Paciente, o Primeiro Desafio Global elegeu o tema “Uma Assistência Limpa é uma Assistência mais Segura”. Essa iniciativa tornou-se uma jornada de mobilização para a higienização das mãos, transformando essa simples prática assistencial em uma prioridade global e uma ação essencial na prestação de cuidados seguros e de qualidade.  

Uma importante iniciativa do Programa foi a criação da campanha SAVE LIVES: Clean  Your Hands (SALVE VIDAS: higienize as suas mãos) e a instituição pela OMS do dia 5 de maio como o Dia Mundial de Higienização das Mãos. Anualmente renovam-se os esforços em torno de um tema central para divulgar a importância da higiene das mãos nos cuidados de saúde e engajar as pessoas para apoiar a melhoria dos cuidados globalmente. Ao juntar-se às atividades da campanha, as instituições comprometem-se com a estratégia geral de melhoria da higiene das mãos. Em 2016, quando se celebrou 10 anos da campanha, cerca de 20.000 instituições de saúde em quase 180 países em todo o mundo se juntaram voluntariamente à iniciativa.     A campanha deste ano incorpora o problema crescente da resistência aos antimicrobianos e a influência das boas práticas em higiene das mãos no seu combate. O mote da campanha 2017 é Fight antibiotic resistance – it’s in your hands (“Luta contra a resistência microbiana: está em suas mãos”). A meta da OMS é alcançar 30.000 instituições participantes até 2020.     

Na direção da concretização desse objetivo, o Centro de Colaboração da OMS sobre Segurança do Paciente dos Hospitais Universitários de Genebra instituiu em 2014 o “Prêmio Latino Americano de Excelência e Inovação na Higienização das Mãos”, com edição anual. O Prêmio foi concebido como uma plataforma de reconhecimento, distinção e celebração dos hospitais e dos grupos de profissionais de cuidados de saúde que fizeram uso do seu entusiasmo e conhecimento para promover a segurança dos pacientes através da implementação bem sucedida da estratégia preconizada pela OMS, na sua respectiva instituição de saúde. 

Nesta edição inaugural, inscreveram-se 85 instituições de saúde do continente, cinco classificaram-se como finalistas e duas foram premiadas, ambas brasileiras. O Hospital Mater Dei foi um dos ganhadores do primeiro Prêmio Latino-Americano de Excelência na Higienização das Mãos, coroando os esforços da instituição no campo da segurança do paciente. Entretanto, continuamos conscientes do desafio de promover a adesão dos profissionais à adequada Higienização das Mãos, de maneira contínua e sustentada.

Responsável:
Silvana Ricardo
Infectologista e Coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar da Rede Mater Dei de Saúde 
CRM-MG: 18459

Veja como higienizar corretamente as suas mãos:


 

Publicado em: 05/05/2017

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Dicas

Posts Relacionados

02 Agosto 2016

Mater Dei faz campanha de...

A Rede Mater Dei de Saúde adotou como meta institucional a higiene adequada das mãos pelos profissionais como importante medida de segurança do paciente e prevenção das infecções hospitalares.
13 Setembro 2016

Protocolos assistenciais gerenciados...

Rede Mater Dei de Saúde investe em protocolos assistenciais gerenciados para reconhecimento imediato de sepse.
05 Maio 2017

Higienização das Mãos

05 de maio: Dia Mundial de Higienização das Mãos. Essa é a medida mais importante e reconhecida há muitos anos na prevenção e controle das infecções relacionadas à assistência à saúde.