Endometriose e infertilidade - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Cuidados com a Saúde » Gravidez e Bebê » Quando a endometriose é a causa da infertilidade

Quando a endometriose é a causa da infertilidade

Responsável por até 50% dos casos de infertilidade feminina, a endometriose é uma doença benigna que se desenvolve quando o tecido de revestimento do útero (endométrio) cresce em outras regiões do organismo, principalmente nos ovários, bexiga e intestinos. A doença acomete 5 a 10% das mulheres durante o período reprodutivo, causando principalmente dor pélvica e infertilidade.
 
Segundo a especialista do Centro de Reprodução Humana Mater Dei, Márcia Mendonça, a endometriose pode afetar a capacidade reprodutiva de várias maneiras. “O processo inflamatório pélvico pode resultar em obstrução das trompas, interferir na ovulação, no transporte dos gametas (óvulo e espermatozoide) e na implantação do embrião no útero”, explica a médica.
 
Atualmente, existem várias modalidades terapêuticas disponíveis para tratamento da infertilidade em mulheres que têm endometriose. Assim sendo, é essencial que seja feita uma abordagem individualizada junto a uma equipe especializada para que seja levado em conta a idade da mulher e o tempo de infertilidade, além da existência de outros cofatores (infertilidade masculina).

 
Os tratamentos disponíveis são:
  1. Cirurgia para remoção das lesões;
  2. Indução da ovulação e orientação de coito;
  3. Indução da ovulação e inseminação intrauterina (IIU);
  4. Fertilização in vitro.

Centro de Reprodução Humana Mater Dei
 
O Centro de Reprodução Humana Mater Dei, localizado no 2º andar do Mater Dei Santo Agostinho, é constituído com o que há de mais avançado em tecnologia de reprodução assistida. Com corpo clínico especializado, um importante diferencial é estar instalado dentro do Hospital. A sala exclusiva de procedimentos, dentro do ambiente cirúrgico, com acesso direto ao laboratório, permite a execução de todo tipo de técnica necessária para o sucesso no tratamento. Tudo de acordo com as normas de segurança recomendadas para o atendimento e oferecer mais atenção aos pacientes.
 
Agende a sua consulta com os nossos especialistas: (31) 3339 9495
 
 
RESPONSÁVEL:
Márcia Mendonça Carneiro
Ginecologista e obstetra do Centro de Reprodução Humana Mater Dei 
CRM-MG: 27578


Publicado em: 25/01/2018

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Dicas

Posts Relacionados

28 Setembro 2016

A adenomiose pode causar infertilidade?

A adenomiose é uma doença benigna caracterizada pela presença do tecido menstrual (endométrio) na camada muscular do útero (miométrio).
19 Março 2018

​Mater Dei realiza 1º Simpósio de...

O objetivo do evento foi discutir e atualizar temas relacionados à fertilização assistida. Cerca de 150 pessoas compareceram ao evento, que aconteceu no Centro de Convenções Dr. José Helvécio de Souza, no Mater Dei Santo Agostinho.
12 Novembro 2016

Por que eu não consigo engravidar?

O Centro de Reprodução Humana da Rede Mater Dei de Saúde é constituído com o que há de mais avançado em tecnologia de reprodução assistida.