Endometriose e infertilidade - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Cuidados com a Saúde » Gravidez e Bebê » Quando a endometriose é a causa da infertilidade

Quando a endometriose é a causa da infertilidade

Responsável por até 50% dos casos de infertilidade feminina, a endometriose é uma doença benigna que se desenvolve quando o tecido de revestimento do útero (endométrio) cresce em outras regiões do organismo, principalmente nos ovários, bexiga e intestinos. A doença acomete 5 a 10% das mulheres durante o período reprodutivo, causando principalmente dor pélvica e infertilidade.
 
Segundo a especialista do Centro de Reprodução Humana Mater Dei, Márcia Mendonça, a endometriose pode afetar a capacidade reprodutiva de várias maneiras. “O processo inflamatório pélvico pode resultar em obstrução das trompas, interferir na ovulação, no transporte dos gametas (óvulo e espermatozoide) e na implantação do embrião no útero”, explica a médica.
 
Atualmente, existem várias modalidades terapêuticas disponíveis para tratamento da infertilidade em mulheres que têm endometriose. Assim sendo, é essencial que seja feita uma abordagem individualizada junto a uma equipe especializada para que seja levado em conta a idade da mulher e o tempo de infertilidade, além da existência de outros cofatores (infertilidade masculina).

 
Os tratamentos disponíveis são:
  1. Cirurgia para remoção das lesões;
  2. Indução da ovulação e orientação de coito;
  3. Indução da ovulação e inseminação intrauterina (IIU);
  4. Fertilização in vitro.

Centro de Reprodução Humana Mater Dei
 
O Centro de Reprodução Humana Mater Dei, localizado no 2º andar do Mater Dei Santo Agostinho, é constituído com o que há de mais avançado em tecnologia de reprodução assistida. Com corpo clínico especializado, um importante diferencial é estar instalado dentro do Hospital. A sala exclusiva de procedimentos, dentro do ambiente cirúrgico, com acesso direto ao laboratório, permite a execução de todo tipo de técnica necessária para o sucesso no tratamento. Tudo de acordo com as normas de segurança recomendadas para o atendimento e oferecer mais atenção aos pacientes.
 
Agende a sua consulta com os nossos especialistas: (31) 3339 9495
 
 
RESPONSÁVEL:
Márcia Mendonça Carneiro
Ginecologista e obstetra do Centro de Reprodução Humana Mater Dei 
CRM-MG: 27578


Publicado em: 25/01/2018

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Dicas

Posts Relacionados

28 Fevereiro 2018

​O que é e como funciona a...

A ovodoação também pode ser indicada para mulheres que apresentam comprometimento da quantidade e/ou qualidade dos seus óvulos, mulheres com mais de 40 anos de idade e em casos de risco significativo de transmissão de doenças genética aos filhos.
01 Agosto 2019

Cinco anos de atuação

​Centro de Reprodução Humana Mater Dei resgata história da instituição e mantém tradição e referência na área
16 Novembro 2016

Miomas e infertilidade

O Centro de Reprodução Humana da Rede Mater Dei de Saúde é constituído com o que há de mais avançado em tecnologia de reprodução assistida.