Infertilidade masculina - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Cuidados com a Saúde » Gravidez e Bebê » ​Quais fatores podem interferir na fertilidade masculina?

​Quais fatores podem interferir na fertilidade masculina?

Responsável por 40% dos casos de infertilidade em casais segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a infertilidade masculina refere-se à incapacidade de conceber uma criança após um ano de tentativas sem o uso de qualquer método contraceptivo. “Em geral, os casos de infertilidade masculina são diagnosticados a partir de alterações no espermograma. Trata-se de um exame do sêmen capaz de avaliar a quantidade, movimentação e forma dos espermatozoides”, explica Marcelo Horta Furtado, médico do Centro de Reprodução Humana Mater Dei.

A infertilidade masculina pode ocorrer devido a alterações nos espermatozoides, como baixa produção, redução da movimentação e alterações de forma, ou devido a situações que impeçam ou atrapalhem a passagem dos espermatozoides e sua eliminação através do sêmen. Segundo o especialista, essas condições podem resultar de doenças, infecções, problemas de saúde crônicos, lesões e/ou fatores ambientais, como a exposição a determinados produtos químicos. Porém, alguns fatores ligados à manutenção de hábitos saudáveis e ao estilo de vida também podem interferir positivamente na produção dos espermatozoides. O consumo de álcool, drogas, tabagismo, exposição excessiva a toxinas ambientais, como pesticidas e chumbo, tratamento de radiação e quimioterapia são os principais motivos que podem levar à infertilidade masculina.

RESPONSÁVEL:
Marcelo Horta Furtado

Urologista do Centro de Reprodução Humana Mater Dei
CRM-MG: 
22308

Publicado em: 28/11/2017

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Gestação

Posts Relacionados

23 Março 2018

A Síndrome do Ovário Policístico...

A síndrome dos ovários policísticos (SOP), é um desequilíbrio hormonal que ocorre na mulher, ocasionando alteração da ovulação e do ciclo menstrual. É a alteração hormonal mais comum em mulheres na idade fértil, acometendo cerca de 7 a 20% dessas.
24 Julho 2016

Centro de Reprodução Humana Mater Dei

O Centro de Reprodução Humana da Rede Mater Dei de Saúde é constituído com o que há de mais avançado em tecnologia de reprodução assistida.
11 Janeiro 2019

Atualização científica

Médicos da Rede Mater Dei de Saúde participam do 28° Congresso Brasileiro de Reprodução Humana. O evento é nacional e um dos eventos mais importantes para profissionais da área.