O Teste do Pezinho e a sua importância para a saúde do bebê - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Cuidados com a Saúde » Gravidez e Bebê » O Teste do Pezinho e a sua importância para a saúde do bebê

O Teste do Pezinho e a sua importância para a saúde do bebê

Logo quando nasce, é feito no bebê um exame chamado Teste do Pezinho. O exame é obrigatório por lei em todo o território brasileiro.  Mas você sabe por que ele é tão importante a ponto de precisar ter uma lei que obrigue a sua realização? O pediatra da Rede Mater Dei de Saúde, Paulo Poggiali, conta que se trata de um teste de sangue e que, no Brasil, recebeu esse nome pelo fato do sangue ser colhido do calcanhar do bebê. “Nos demais países, ele é chamado de Triagem ou screening Neonatal e investiga precocemente inúmeras doenças”, completa o médico.
 
O Teste do Pezinho é um exame rápido de prevenção com a finalidade de detectar precocemente doenças que, se não tratadas, podem causar prejuízos à saúde e comprometer a qualidade de vida da criança. O pediatra afirma que “o teste é extremante importante porque possibilita, muitas vezes, a intervenção médica antes que determinada doença se manifeste clinicamente.” Isso permite que os efeitos clínicos e sequelas sejam minimizados ou até que se evite, a sua manifestação por completo.
 
Antes mesmo de ser lei no país, a Neonatologia do Mater Dei teve a iniciativa de introduzir essa triagem para todos os bebês nascidos na maternidade da Rede. Antes disso, o Teste do Pezinho era realizado apenas em importantes iniciativas privadas e em poucos estados brasileiros.
 
“No Mater Dei fazemos há muitos anos o Teste do Pezinho Ampliado, que além de Fenilcetonúria, Hemoglobinopatias, Hipotireoidismo Congênito e Fibrose Cística detecta também deficiência de Biotinidase, Galactosemia, Insuficiência Congênita da glândula Supra Renal e Cromatografia de aminoácidos (que abrange cerca de 20 doenças metabólicas)”, explica Paulo Poggiali.
 
Em busca de sempre oferecer o que há de mais moderno aos seus pacientes, este ano, a Rede Mater Dei passou a disponibilizar a Triagem para Imunodeficiência Combinada Grave – SCID (Severe Combined Immuno Deficiency). Trata-se de uma condição genética que se manifesta antes dos três primeiros meses de vida como uma síndrome de infecções recorrentes. Por isso a necessidade de haver um diagnóstico precoce para que seja feita a intervenção imediata. A equipe do Hospital pretende oferecer o Teste do Pezinho Expandido que é capaz de detectar cerca de 50 doenças, uma versão do Teste do Pezinho bastante realizada nos Estados Unidos e pouco presente no Brasil.


RESPONSÁVEL:
Paulo Poggiali
Pediatra
CRM-MG: 0836
 


Publicado em: 05/08/2016

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Cuidados com o bebê

Termos relacionados Pediatria exame Teste do pezinho

Posts Relacionados

12 Junho 2018

Você sabia? Crianças também têm...

As consequências da cardiopatia congênita são diversas e heterogêneas, dependem do tipo de má formação. Quando não é corrigida, pode evoluir para dilatação e fraqueza do coração, arritmias cardíacas e problemas pulmonares irreversíveis.
01 Fevereiro 2018

Mochilas escolares não podem...

Excesso de peso na infância e adolescência causam danos à coluna na vida adulta.
22 Setembro 2017

​Meses coloridos trazem...

Setembro é o mês de conscientização do câncer de intestino e câncer infantojuvenil. As doenças, que apresentam números crescentes de novos casos no Brasil e no mundo, merecem atenção quanto aos seus principais sintomas.