Como funcionam os tratamentos disponíveis para os casais inférteis? - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Cuidados com a Saúde » Gravidez e Bebê » Como funcionam os tratamentos disponíveis para os casais inférteis?

Como funcionam os tratamentos disponíveis para os casais inférteis?

Há várias modalidades terapêuticas disponíveis para os casais inférteis. A abordagem deve ser individualizada, levando em conta a idade da mulher e o tempo de infertilidade, além da existência de outros cofatores (infertilidade masculina, por exemplo) e os tratamentos realizados anteriormente.
 
Os tratamentos disponíveis são:
  1. Cirurgias (para diagnóstico e tratamento de endometriose e alterações tubárias, por exemplo).
  2. Indução da ovulação e orientação de coito.
  3. Indução da ovulação e Inseminação Intrauterina – IIU.
  4. Fertilização in vitro – FIV.
     
O que é Indução da Ovulação?
É a utilização de drogas para estimular o funcionamento dos ovários a produzirem folículos (pequeno cisto que contém o óvulo) e óvulos. Com o uso deste tipo de medicação, os ovários produzem mais óvulos, aumentando a chance de gravidez. O processo deve ser monitorizado pela ultrassonografia para verificar a resposta e confirmar ovulação.
 
O que é Inseminação Intrauterina – IIU?
Trata-se de um dos métodos mais simples de reprodução assistida. Para a realização da IIU é necessário que as trompas estejam pérvias (sem obstrução) e o espermograma não apresente alterações importantes. Na IIU, a fertilização (encontro do óvulo com espermatozoide) ocorre dentro do trato reprodutivo feminino.
 
Como é o processo para realização de IIU?
São utilizados medicamentos para induzir uma superovulação (2-3 folículos). O crescimento desses folículos é monitorizado através da ultrassonografia e, quando atingem o período pré-ovulatório, uma outra medicação é administrada para induzir a ovulação propriamente dita (o óvulo é expulso do folículo). A IIU com sêmen preparado é feita de 24 a 36 horas após, utilizando-se um cateter para colocar o sêmen no interior do útero.
 
O que é Fertilização in vitro – FIV?
Trata-se de uma técnica de reprodução assistida na qual o processo de fertilização (a fecundação do óvulo pelo espermatozoide) ocorre no laboratório e os embriões obtidos são transferidos de volta para a cavidade uterina. É indicada nos casos de obstrução das trompas, alterações graves no espermograma, endometriose grave, ou quando os outros tratamentos falharam.
 
Como é o processo para realização da FIV?
Neste caso, é preciso superestimular os ovários com medicamentos injetáveis e acompanhar a resposta do ovário. Quando os folículos atingem determinado tamanho, uma outra medicação é administrada para finalizar o amadurecimento dos óvulos. Os folículos são, então, puncionados com ajuda da ultrassonografia e os óvulos identificados e inseminados no laboratório. Os embriões, assim obtidos, são transferidos de volta para o útero. O número de embriões transferidos depende da idade da mulher, de acordo com normas estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina:
 
  1. Uso de medicação injetável para estímulo do crescimento dos óvulos monitorizados por ultrassonografia endovaginal
  2. Coleta dos óvulos com auxílio da ultrassonografia (procedimento deve ser feito em clínica especializada sob anestesia)
  3. Identificação dos óvulos coletados no laboratório de reprodução assistida pelo embriologista. A partir deste momento, avalia-se a qualidade e maturidade do óvulo obtido.
  4. Avaliação da fertilização de16h-18h após a inseminação do óvulo.
  5. Acompanhamento do desenvolvimento embrionário em laboratório.
  6. Transferência do embrião para a cavidade uterina (2 a 5 dias após a coleta).
  7. Realização do teste de gravidez 12 dias após a transferência.
     
Centro de Reprodução Humana Mater Dei
Mater Dei Santo Agostinho – Rua Mato Grosso, 1.100 – 2º andar – 31. 3339-9495.

RESPONSÁVEL:
Márcia Mendonça Carneiro
Ginecologista do Centro de Reprodução Humana Mater Dei 
CRM-MG:27578

 


Publicado em: 04/11/2016

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Cuidados com o bebê

Posts Relacionados

22 Fevereiro 2016

Endometriose e infertilidade

A endometriose é uma doença crônica que exige cuidado contínuo por causa da ausência de cura e do retorno dos sintomas uma vez interrompido o tratamento.
04 Novembro 2016

Como funcionam os tratamentos...

O Centro de Reprodução Humana da Rede Mater Dei de Saúde é constituído com o que há de mais avançado em tecnologia de reprodução assistida.
19 Março 2018

​Mater Dei realiza 1º Simpósio de...

O objetivo do evento foi discutir e atualizar temas relacionados à fertilização assistida. Cerca de 150 pessoas compareceram ao evento, que aconteceu no Centro de Convenções Dr. José Helvécio de Souza, no Mater Dei Santo Agostinho.