A adenomiose pode causar infertilidade? - REDE MATER DEI DE SAÚDE

A adenomiose pode causar infertilidade?

O assunto é controverso. A adenomiose é uma doença benigna caracterizada pela presença do tecido menstrual (endométrio) na camada muscular do útero (miométrio). A doença acomete mulheres entre 40 e 50 anos, mas pode ocorrer também em mulheres mais jovens. Pode ser assintomática ou causar aumento do sangramento menstrual, dor pélvica e cólicas menstruais.

Sendo músculo, o miométrio apresenta capacidade de contrair, o que parece ser importante para o funcionamento adequado do útero. A presença de adenomiose interfere com a contratilidade uterina (peristalse uterina), podendo levar a alterações nas trompas e no transporte dos espermatozoides.

Alguns estudos descrevem a associação da adenomiose com doenças que podem interferir na fertilidade como a endometriose, miomas e pólipos. Além disso, a adenomiose pode produzir alterações bioquímicas no endométrio (camada interna do útero) interferindo na implantação do embrião e reduzindo as taxas de gravidez. Não há, até o momento, nenhum tratamento comprovadamente eficaz disponível para a adenomiose em mulheres inférteis.

É importante ressaltar, entretanto, que os estudos não apresentam resultados definitivos e que a possível relação entre adenomiose e infertilidade é pouco frequente e precisa ser mais bem estudada.

Faça uma consulta: Mater Dei Santo Agostinho – Rua Mato Grosso, 1.100 – 2º andar – 31. 3339-9495.


RESPONSÁVEL:
Márcia Mendonça Carneiro

Ginecologista do Centro de Reprodução Humana Mater Dei
CRM-MG: 
27578

Publicado em: 28/09/2016

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Gestação

Posts Relacionados

28 Setembro 2016

A adenomiose pode causar infertilidade?

A adenomiose é uma doença benigna caracterizada pela presença do tecido menstrual (endométrio) na camada muscular do útero (miométrio).
20 Fevereiro 2018

Infertilidade conjugal: quando e o que...

Casais com dificuldade de engravidar devem procurar um especialista depois de passado um ano de relações desprotegidas que não resultaram em gravidez.
28 Setembro 2016

É possível medir quanto “tempo de...

Não há exame capaz de medir a fertilidade feminina, muito menos “quanto tempo fértil a mulher ainda possui”.