Certificação em cirurgia robótica, realizada pela Rede Mater Dei, terá início em outubro - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Sobre o Mater Dei » Fique por dentro » Notícias Institucionais » Certificação em cirurgia robótica, realizada pela Rede Mater Dei, terá início em outubro

Certificação em cirurgia robótica, realizada pela Rede Mater Dei, terá início em outubro

A partir de 04 de outubro, especialistas da Rede Mater Dei de Saúde e outros convidados ministrarão um curso completo em Cirurgia Robótica, com duração de 70h de carga horária (podendo variar de acordo com cada Sociedade de especialidade). O curso será dividido em três módulos, sendo o primeiro teórico, com acompanhamento de cirurgias ao vivo; o segundo com treinamentos em simulador e o terceiro in-service, com treinamento prático no centro cirúrgico. As inscrições podem ser feitas com desconto até o dia 30 de setembro, através do site.

Há mais de quatro anos, as cirurgias robóticas são realidade na Rede Mater Dei, por meio do Sistema Da Vinci Xi, que conta com investimentos constantes em tecnologia de ponta. Em mais um passo na sua trajetória de excelência também em educação, a Rede Mater Dei inova mais uma vez e é uma das pioneiras no Estado com autorização para certificar médicos para a realização dessas cirurgias, consideradas minimamente invasivas. 

Segundo o Diretor Médico da Rede Mater Dei, Felipe Salvador Ligório, é um orgulho, para a Mater Dei, que tem a inovação, a segurança assistencial e o pioneirismo como pilares, disponibilizar essa certificação, ainda pouco comum no Brasil. “Com este programa de capacitação, estamos usando a expertise do nosso corpo clínico para permitir que mais profissionais estejam habilitados a executar, com segurança e técnica, esse tipo de cirurgia. Essa certificação vem complementar o trabalho realizado pela Rede de investir na educação continuada dos nossos médicos, ao passo em que amplia, ainda mais, a nossa estrutura em cirurgia robótica, permitindo que possamos sempre disponibilizar o que há de melhor e mais moderno em termos de equipamentos e assistência aos nossos pacientes”, pontuou. Ainda segundo o Diretor, o uso de robôs durante os procedimentos, sejam eles de baixa ou alta complexidade, proporciona maior precisão aos cirurgiões e mais conforto aos pacientes.

O projeto de certificação é uma iniciativa da Rede Mater Dei em parceria com o Instituto Falke. Entre os professores convidados, quatro pertencem ao corpo clínico da Mater Dei: Daniel Bonomi, coordenador científico do curso de certificação em cirurgia robótica; Renato Corradi Fonseca, urologista; Aguinaldo Lopes, ginecologista e Sálua Oliveira Calil de Paula, também ginecologista.

O curso foi desenvolvido para contemplar todas as exigências do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO), da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica (SBCT), da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Pediátrica (CIPE), garantindo que todos os alunos recebam o treinamento exigido por suas sociedades.

Acesse o link e garanta a sua inscrição com desconto até o dia 30 de setembro. 

https://www.ifalke.com/pt-BR/login/curso-para-certificacao-em-cirurgia-robotica-hospital-materdei-outubro2021

Sobre as cirurgias robóticas

A cirurgia robótica é muito segura, tanto para o paciente quanto para o médico.  Os procedimentos realizados com robô têm como alvo principal as cirurgias minimamente invasivas na área de urologia, cirurgias digestivas, ginecológicas, torácicas e cardíacas.

Entre os principais benefícios, destacam-se a precisão dos movimentos, menor sangramento, menor risco de lesões em nervos e menor dor e desconforto no processo pós-operatório, já que são necessárias poucas incisões.

Os movimentos do robô são controlados de maneira remota durante todo o procedimento por médicos cirurgiões treinados e capacitados para utilizar o equipamento. O cirurgião maneja os quatro braços mecânicos do DaVinci Xi, que podem conter câmeras com imagens tridimensionais, pinças e outros instrumentos cirúrgicos.

A partir da mesa operatória, o cirurgião consegue, se julgar necessário, mudar o posicionamento do paciente durante a cirurgia sem que haja interrupção do procedimento cirúrgico, já que os braços do robô acompanham a alteração de posição da mesa.

Para muitas pessoas a cirurgia robótica ainda é um mistério e pode até mesmo causar certo receio quando não são compreendidos todos os benefícios que ela pode trazer ao paciente e ao médico. Para desmistificar a cirurgia robótica, preparamos um vídeo completo com as principais dúvidas sobre o assunto. Todas foram respondidas por profissionais certificados em cirurgia robótica do corpo clínico da Mater Dei. Confira na 7ª edição da Revista Digital Mater Dei no link 

 

https://conteudo.materdei.com.br/revista07/landing-39BR-519HX.html?

Rede Mater Dei de Saúde

A Rede Mater Dei de Saúde se fundamenta em três princípios básicos: o científico, o cultural e o humanístico. Seu compromisso é com a qualidade pela vida, para que o paciente receba um atendimento personalizado, diferenciado e humanizado. Atualmente, a Rede conta com três hospitais: Mater Dei Santo Agostinho (com os Blocos I e II), Mater Dei Contorno e Mater Dei Betim-Contagem. Uma nova unidade está sendo construída em Salvador (BA), expandindo sua atuação para fora de Minas Gerais.




 

Publicado em: 23/09/2021

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Posts Relacionados

11 Novembro 2021

Tecnologia e inovação: Rede Mater Dei...

Com a Campanha Outubro Rosa, o debate sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, que aumenta em até 90% a chance de cura da doença, ganhou força nos últimos dias. Para garantir um diagnóstico ainda mais preciso e seguro, a Rede Mater Dei de...
03 Novembro 2021

Rede Mater Dei de Saúde recebe medalha...

A Rede Mater Dei de Saúde recebeu a medalha que representa a condecoração de personalidades militares e civis e instituições, que contribuem de maneira ímpar para o engrandecimento do Instituto de Servidores Militares do Estado de Minas Gerais (IPSM), que se...
22 Novembro 2021

Hospital Mater Dei anuncia a...

Mater Dei anuncia mais um importante passo em direção à sua estratégia de consolidação de ativos de referência em suas localidades de atuação, por meio da aquisição de 99,6% do Hospital Santa Genoveva. Por meio de mais essa operação – que é a terceira...