Câncer colorretal: receio de ir a hospitais na pandemia reduz procura por exames preventivos - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Sobre o Mater Dei » Fique por dentro » Notícias Institucionais » Câncer colorretal: receio de ir a hospitais na pandemia reduz procura por exames preventivos

Câncer colorretal: receio de ir a hospitais na pandemia reduz procura por exames preventivos

27/03 Dia Nacional de Combate ao Câncer Colorretal, como forma de apoio à campanha, a Rede Mater Dei de Saúde iluminou a fachada de seus três hospitais de azul, cor que simboliza a data, durante toda a semana. A campanha “Março Azul Marinho” visa conscientizar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal. Também conhecido como câncer de intestino, a doença é um tipo de tumor que se inicia na parte final do intestino, antes do ânus (área chamada de cólon e reto).  

A Rede Mater Dei de Saúde alerta desde o início da pandemia sobre a existência de sintomas que não podem esperar, bem como a necessidade de estar em dia com exames de rotina e a importância de diagnósticos precoces para tumores malignos. No entanto, em decorrência do receio de ir aos hospitais, causado pela pandemia, houve um aumento significativo dos casos de câncer colorretal. 

O médico, Coordenador do Serviço de Endoscopia do Mater Dei Contorno, Vitor Arantes, relata que foi realizado um levantamento estatístico no Mater Dei Contorno, conduzido pela coordenadora de enfermagem, Thayana Silva, a respeito dos resultados dos exames de pacientes atendidos no 4° trimestre de 2020 e comparou ao mesmo período do ano de 2019. 

De acordo com os dados obtidos, verificou-se que em 2020, 117 pessoas de ambos os sexos realizaram colonoscopia, ante 145 realizados em 2019. Vale ressaltar que a prevalência do grupo de pessoas em sua maioria era do sexo masculino. Dos exames realizados em 2019, 36,55% foram positivos para o adenoma e em 0,69% dos pacientes se obteve o diagnóstico de adenocarcinoma (câncer).  

Em 2020 foram realizados menos exames de rastreamento, porém as taxas de detecção de lesões foram substancialmente maiores: adenomas em 51,40% da população estudada, e adenocarcinoma, em 3,74%. Estes dados confirmam observações semelhantes publicadas em países europeus como Itália e Holanda. 

“Os dados mostram uma redução a partir do início da pandemia no número de pessoas que procuraram o serviço para realizar o exame de colonoscopia que possibilita a rastreabilidade de pólipos, que, por sua vez, são lesões silenciosas localizadas na superfície interna do intestino e que podem se transformar em câncer colorretal, caso não sejam identificadas e retiradas”, conta o médico. Sendo assim, o rastreamento através do exame de colonoscopia é um dos principais meios preventivos contra o câncer colorretal e deve ser realizado principalmente por pessoas a partir dos 45 anos de idade, segundo diretrizes mais recentes.  

O diagnóstico precoce é um dos principais fatores para a cura do câncer de cólon e reto, e do aumento da taxa de sobrevida. O método diagnóstico ideal para este rastreamento é o exame de colonoscopia. 

Os seguintes sintomas podem indicar a suspeita de câncer colorretal, e, nesse caso, é recomendada uma avaliação médica por especialistas:  

Presença de sangue nas fezes;
Alteração do hábito intestinal (diarreia e prisão de ventre, alternados);
Dor ou desconforto abdominal, fraqueza e anemia;
Perda de peso sem caso aparente;
Alteração na forma das fezes (fezes afiladas ou em fita);
Presença de massa (tumoração) abdominal;
Pesquisa de sangue oculto nas fezes positiva. 

Atendimento completo e especializado para você ficar bem:
 
Fique atento ao bem mais importante que possui: sua saúde! Caso identifique algum dos sintomas que possam indicar câncer colorretal, não hesite em procurar um especialista. A Rede Mater Dei de Saúde possui atendimento especializado nas estruturas ambulatoriais do Mais Saúde e no Pronto-socorro, além de contar com especialistas em endoscopia treinados no rastreamento do câncer, trabalhando em conjunto com equipes multidisciplinares.

A Rede Mater Dei realiza o exame de colonoscopia para detecção do câncer colorretal nas unidades Mater Dei Contorno, Santo Agostinho e Betim-Contagem. Realize o agendamento do seu exame entrando em contato pelo número (31) 3339-9800 ou www.materdei.com.br. Seguindo fluxos de excelência e segurança para você ficar bem, será realizado uma pré-consulta e logo após o agendamento do exame. 
 
Responsável: 
Vitor Arantes - Coordenador Médico da Endoscopia do Mater Dei Contorno
CRM - MG 27810


 

Publicado em: 16/03/2021

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Posts Relacionados

17 Setembro 2021

Setembro Dourado: mês é sinônimo de...

O mês de setembro é marcado pela campanha “Setembro Dourado” e o período é utilizado para fazer um alerta para as famílias e profissionais de saúde sobre a importância do diagnóstico precoce e tratamento do Câncer Infantojuvenil.
28 Junho 2019

Mater Dei renova com o Sada

Sada Cruzeiro renova com o patrocinador Mater Dei, que segue com a equipe para a temporada 2019/20
Tópicos Sada Volei Mater Dei
01 Novembro 2019

Rede Mater Dei integra lista como...

Ranking se refere aos Hospitais melhor equipados no Brasil em 2019