Atividade Física e Covid-19: O que fazer antes de retomar a rotina de exercícios? - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Sobre o Mater Dei » Fique por dentro » Notícias Institucionais » Atividade Física e Covid-19: O que fazer antes de retomar a rotina de exercícios?

Atividade Física e Covid-19: O que fazer antes de retomar a rotina de exercícios?

No dia 19/02 celebramos o Dia do Esportista. A data tem como objetivo incentivar, conscientizar e homenagear a prática do esporte como um grande aliado na manutenção da boa saúde, na prevenção e no tratamento de várias doenças. 
 
No momento em que vivemos são muitas as dúvidas que surgem quando o assunto é Covid-19 e atividades físicas. Retomar a rotina de exercícios após se recuperar da doença é fundamental para garantir os benefícios da prática para a saúde física e mental. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados.
 
Além do impacto no sistema respiratório, o SARS-COV-2 pode acometer de forma direta ou indireta o sistema cardiovascular. Mesmo nos casos de sintomas leves, após vencida a fase aguda, o coração pode sofrer com um processo inflamatório e as complicações dessa inflamação do músculo cardíaco podem ser agravadas pelo exercício em maior intensidade. 
 
Por isso, antes de voltar a praticar exercícios intensos é imprescindível uma avaliação médica, preferencialmente com o cardiologista do esporte. Podem ser necessários exames complementares como o eletrocardiograma, marcadores de lesão miocárdica e, em alguns casos, exames mais detalhados como o teste ergométrico, ecocardiograma ou a ressonância cardíaca. Tudo isso para garantir a segurança do retorno ao exercício.
 
Outra dica importante é que o coração precisa de um tempo entre o fim da fase de sintomas da Covid-19 e a retomada do exercício. Além disso, essa retomada deve ser gradual. O corpo precisa ir se adaptando novamente aos poucos, sem grandes sobrecargas. 
 
Check-Up Esportivo
 
Para que seja possível extrair os benefícios da prática com toda a segurança é fundamental a realização de uma avaliação física, seja para retorno pós Covid-19 ou para aqueles que já praticam alguma atividade. Por isso, a Rede Mater Dei de Saúde conta com o serviço de Check-Up Esportivo. 
 
O Check-Up Esportivo conta com atendimento multidisciplinar e pode ser feito por qualquer pessoa. Desde aqueles que vão entrar para a academia ou iniciar a prática de algum esporte também, até atletas profissionais. A partir dessa avaliação é possível otimizar a prescrição do exercício para alcançar suas metas com mais efetividade, além de minimizar os riscos de lesões e complicações relacionadas principalmente ao exercício em maior intensidade.
 
Outra utilidade importante do check-up esportivo é avaliar a segurança do exercício para aqueles que vão utilizar a atividade física como parte de um tratamento de saúde após um evento cardíaco, neurológico ou até mesmo durante ou após o tratamento de um câncer.
Para agendar seu check-up entre em contato pelo número (31) 3339-9563.
 

Publicado em: 18/02/2021

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Posts Relacionados

17 Dezembro 2021

Confira como foi a 11ª edição da...

Em novembro, ocorreu a 11ª Edição da Campanha Mater Dei na Luta Contra o Câncer. Foram disponibilizadas 200 vagas gratuitas para que mulheres e homens realizassem os exames de mamografia e PSA (exame de sangue para detectar alteração na próstata) além de...
22 Novembro 2021

Hospital Mater Dei anuncia a...

Mater Dei anuncia mais um importante passo em direção à sua estratégia de consolidação de ativos de referência em suas localidades de atuação, por meio da aquisição de 99,6% do Hospital Santa Genoveva. Por meio de mais essa operação – que é a terceira...
04 Janeiro 2022

A equipe de cardiologia da Rede Mater...

O evento, que aconteceu virtualmente, foi uma grande oportunidade de discutir com os mais renomados cardiologistas de todo Brasil, os estudos científicos da subespecialidade de cardio-oncologia, baseado em estudos de casos clínicos atendidos pela Rede Mater Dei de...