Atividade Física e Covid-19: O que fazer antes de retomar a rotina de exercícios? - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Sobre o Mater Dei » Fique por dentro » Imprensa » Atividade Física e Covid-19: O que fazer antes de retomar a rotina de exercícios?

Atividade Física e Covid-19: O que fazer antes de retomar a rotina de exercícios?

No dia 19/02 celebramos o Dia do Esportista. A data tem como objetivo incentivar, conscientizar e homenagear a prática do esporte como um grande aliado na manutenção da boa saúde, na prevenção e no tratamento de várias doenças. 
 
No momento em que vivemos são muitas as dúvidas que surgem quando o assunto é Covid-19 e atividades físicas. Retomar a rotina de exercícios após se recuperar da doença é fundamental para garantir os benefícios da prática para a saúde física e mental. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados.
 
Além do impacto no sistema respiratório, o SARS-COV-2 pode acometer de forma direta ou indireta o sistema cardiovascular. Mesmo nos casos de sintomas leves, após vencida a fase aguda, o coração pode sofrer com um processo inflamatório e as complicações dessa inflamação do músculo cardíaco podem ser agravadas pelo exercício em maior intensidade. 
 
Por isso, antes de voltar a praticar exercícios intensos é imprescindível uma avaliação médica, preferencialmente com o cardiologista do esporte. Podem ser necessários exames complementares como o eletrocardiograma, marcadores de lesão miocárdica e, em alguns casos, exames mais detalhados como o teste ergométrico, ecocardiograma ou a ressonância cardíaca. Tudo isso para garantir a segurança do retorno ao exercício.
 
Outra dica importante é que o coração precisa de um tempo entre o fim da fase de sintomas da Covid-19 e a retomada do exercício. Além disso, essa retomada deve ser gradual. O corpo precisa ir se adaptando novamente aos poucos, sem grandes sobrecargas. 
 
Check-Up Esportivo
 
Para que seja possível extrair os benefícios da prática com toda a segurança é fundamental a realização de uma avaliação física, seja para retorno pós Covid-19 ou para aqueles que já praticam alguma atividade. Por isso, a Rede Mater Dei de Saúde conta com o serviço de Check-Up Esportivo. 
 
O Check-Up Esportivo conta com atendimento multidisciplinar e pode ser feito por qualquer pessoa. Desde aqueles que vão entrar para a academia ou iniciar a prática de algum esporte também, até atletas profissionais. A partir dessa avaliação é possível otimizar a prescrição do exercício para alcançar suas metas com mais efetividade, além de minimizar os riscos de lesões e complicações relacionadas principalmente ao exercício em maior intensidade.
 
Outra utilidade importante do check-up esportivo é avaliar a segurança do exercício para aqueles que vão utilizar a atividade física como parte de um tratamento de saúde após um evento cardíaco, neurológico ou até mesmo durante ou após o tratamento de um câncer.
Para agendar seu check-up entre em contato pelo número (31) 3339-9563.
 

Publicado em: 18/02/2021

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Posts Relacionados

22 Fevereiro 2021

Você conhece a neurorradiologia...

A Neurorradiologia Intervencionista é a especialidade dedicada ao diagnóstico e tratamento das doenças neurovasculares, como os aneurismas cerebrais e o acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico.
12 Fevereiro 2021

Paciente de Mutirão realizado na Rede...

Dando continuidade ao tratamento iniciado no Mutirão de Reparação de Lábio Leporino, realizado em 2019, pela Rede Mater Dei de Saúde em parceria com a Faculdade de Odontologia da UFMG e a Prefeitura de Belo Horizonte, o pequeno Miguel, de um ano, passou por mais...
15 Fevereiro 2021

Caso de Superação que gera esperança

O paciente Lucas Lopes Pereira Araújo é um exemplo de superação e esperança. Lucas, que na época tinha cinco anos de idade, passou por tratamento oncológico na Rede Mater Dei de Saúde de 2017 a 2019, com a recidiva em 2019 foi indicado o transplante, que...