O coração do torcedor - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Cuidados com a Saúde » Prevenção e Cuidados » A emoção dos jogos da Copa e o risco de eventos cardiovasculares

A emoção dos jogos da Copa e o risco de eventos cardiovasculares

Durante a Copa do Mundo, costuma-se dizer que muitos jogos são “teste para cardíaco”. Será que existe mesmo uma relação entre a emoção do torcedor e a incidência de eventos cardiovasculares como infarto, acidente vascular cerebral e morte?

A Copa do Mundo desperta nos torcedores grandes emoções, ansiedade e tensão. O organismo responde a estes estímulos como uma forma de estresse. A ciência moderna já reconhece ser este um fator importante desencadeador de eventos cardiovasculares. Estudos científicos populacionais correlacionaram maior incidência de doenças cardiovasculares ao estresse relacionados a bombardeios, guerras e terremotos.

A relação dos jogos esportivos, especialmente o futebol, com eventos cardiovasculares também tem sido estudada. Segundo o coordenador do Serviço de Cardiológico da Rede Mater Dei de Saúde, Henrique Patrus, foi demonstrado um aumento do risco de infarto do coração e acidente vascular cerebral dentre os alemães durante o campeonato europeu de futebol de 1996. Na Copa do Mundo de 2006, também na Alemanha, foi registrado aumento de até 2,66 vezes no número de emergências cardiovasculares. Entretanto, há outros estudos que não foram capazes de comprovar esta relação entre o estresse do torcedor e a incidência de complicações cardíacas ou vasculares. “O Brasil, país historicamente e tradicionalmente apaixonado por futebol, carece de um estudo definitivo sobre esta associação”, afirma Henrique Patrus.

De acordo com o especialista, os principais mecanismos envolvidos no aumento do risco cardiovascular do torcedor seriam a estimulação do sistema nervoso simpático e o aumento dos níveis de adrenalina no sangue, desencadeado pelas fortes emoções geradas pelo envolvimento com os jogos. “Esta reação do organismo, até certo ponto fisiológica, pode levar a um aumento exagerado da pressão arterial, da frequência cardíaca e das contrações cardíaca”, explica o cardiologista. Além disso, o aumento destes fatores pode desencadear arritmias cardíacas e maior facilidade para a formação de coágulos no sangue que promoveriam a obstrução das artérias do coração e do cérebro.

Segundo o médico, os torcedores devem estar preparados para fortes emoções durante os jogos. “É Importante dar atenção aos cuidados com a saúde e estar em dia com as revisões médicas periódicas. Durante a torcida, não devemos exagerar em consumo de bebidas alcoólicas e estimulantes, sem esquecer do tabagismo, principal fator de risco cardiovascular modificável. Todos devem respeitar o equilíbrio e os limites do próprio corpo, manter uma hidratação adequada, preservar o sono e o descanso”, recomenda Henrique Patrus. 

Atendimento na Rede Mater Dei

O serviço de cardiologia da Rede oferece atendimento multidisciplinar e completo nas seguintes áreas:
 
o Unidades de Internação: assistência clínica e cardiológica para os pacientes internados. São realizados tratamentos de doenças graves e complexas, decisões clínicas discutidas e compartilhadas por equipe multidisciplinar. 
 
o Pronto-socorro cardiológico: atendimento de consultas e emergências clínicas e cardiovasculares. Os prontos-socorros da Rede contam com cardiologistas de plantão presencial, 24 horas por dia, nos sete dias da semana. Especialistas com habilidade e treinamento em atendimento de emergência, como Infarto Agudo do Miocárdio, síndrome coronariana aguda, arritmias cardíacas, insuficiência cardíaca e demais problemas clínicos
o Hemodinâmica: essa é área da Cardiologia responsável pelos procedimentos cardiovasculares invasivos e complexos, como angioplastia coronariana, implante de endopróteses em artéria aórtica, válvula aórtica percutânea, dentro outros. Os exames e procedimentos são realizados, diariamente, nos dois hospitais da Rede. 
 
o Eletrofisiologia e Dispositivos Cardíacos: as arritmias cardíacas complexas são tratadas com a melhor tecnologia disponível, a Eletrofisiologia. Procedimentos com estudo eletrofisiológico, ablação de arritmias atriais e ventriculares são realizados no Setor de Hemodinâmica. Além disso, dispositivos cardíacos implantáveis, como Marca Passos Cardíacos, Desfibriladores Cardíacos Implantáveis e Ressincronizador Cardíaco são tecnologias disponíveis na Rede.
 
o Cirurgia Cardiovascular: todos os casos cirúrgicos são analisados e discutidos em reuniões clínicas do Heart Team. A assistência clínica ao paciente é feita pelo Cardiologista da Equipe. 
 
o Exames em Cardiologia: a Rede conta com todos exames da Propedêutica Cardiovascular: Ecocardiografia, Ergometria, Ergoespirometria e MAPA, Holter e Tilt Test, Medicina Nuclear, Tomografia Cardíaca e Ressonância Magnética.
 
o Centro de Terapia Intensiva Cardiovascular (CTI-CV): o CTI-CV trabalha de forma integrada com cardiologistas, intensivistas, equipe de enfermagem, fisioterapia, infectologia, nutrologia, equipes Cirúrgicas e demais especialidades médicas.
 
o Mais Saúde: uma das linhas de cuidado oferecidas pelo Mais Saúde dedica-se o tratamento das principais doenças crônicas vasculares.  Protocolos específicos são desenvolvidos por equipes multidisciplinares para o atendimento de pacientes que apresentam Insuficiência Cardíaca, arritmias cardíacas e Marca Passo Cardíaco, e Distúrbios do Metabolismo de Lípides (colesterol muito alto).
 
o Medicina do Esporte:  a cardiologia tem uma importante atuação na avaliação pré-participativa e segmento de atletas amadores e profissionais, além de oferecer orientação e prescrição adequada da atividade física em pacientes portadores de doenças cardiovasculares. Todos exames necessários são realizados na Rede. 
 
o Check-up cardiológico: realiza avaliação preventiva de saúde e diagnóstico precoce de doenças. O serviço conta com cardiologistas clínicos e segue protocolo específicos conforme estratificação do risco.
 
o Cardio-oncologia: a maior sobrevida da doença oncológica permite a concomitância de doenças cardiovasculares e o próprio tratamento oncológico traz implicações sobre as doenças cardiovasculares. O serviço de Cardio-oncologia permite que a cardiologia e a oncologia trabalham integrados, oferecendo a melhor oportunidade de tratamento ao paciente e apoio aos familiares.

Agende seu exame!
Telefone: 3339-9800 
Whatsapp: 9.9821-8232 
Online: clique aqui e saiba mais!
 
Atendimento de emergência:
Confira os horários do médicos disponíveis no plantão no pronto-socorro
 
Informações gerais sobre o serviço de cardiologia: 3339-9204 

Responsável
Dr. Henrique Patrus Pena
Cardiologista e coordenador do Serviço de Cardiologia da Rede Mater Dei de Saúde
CRM-MG: 26652

 



Publicado em: 05/07/2018

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Dicas

Posts Relacionados

13 Novembro 2018

Música para pacientes e acompanhantes

Conheça o Programa “Pra você ficar bem – Música” da Rede Mater Dei de Saúde
28 Setembro 2016

Sala híbrida – Mais conforto,...

A Sala Híbrida insere a alta qualidade da imagem obtida no laboratório de intervenção cardiovascular dentro de um ambiente com condições ideais para uma cirurgia convencional.
21 Dezembro 2016

Mater Dei comemora 2º dia de...

Foi realizado, no dia 16 de dezembro, o segundo dia do evento de Confraternização de Natal da Instituição. O Centro de Convenções do Mater Dei Contorno recebeu colaboradores e membros do Corpo Clínico do Hospital.