Guia de Doenças

Sífilis Congênita

Rede Mater DeiTudo pra você ficar bem!

O que é

É a doença causada pela transmissão da bactéria Treponema pallidum da mãe infectada para o bebê durante a gestação ou o parto. É uma infecção grave que pode causar má-formação do feto, aborto ou morte do bebê, quando este nasce muito doente.

Sinais e sintomas

É uma doença que pode se manifestar logo após o nascimento, durante ou após os dois primeiros anos de vida da criança. Em grande parte dos casos, sinais como pneumonia, feridas no corpo, cegueira, dentes mal-formados, problemas ósseos, surdez e deficiência mental já aparecem nos primeiros meses de vida.

Diagnóstico

É de extrema importância que a Sífilis congênita seja identificada durante a gravidez através de um teste durante o pré-natal. O exame de sangue deve ser feito primeiro no primeiro trimestre da gravidez e depois logo antes do parto. Se a mãe não realizou os exames de pré-natal, é muito importante que ela faça o teste de Sífilis antes do parto já que, se o bebê não tiver sido infectado durante a gravidez, ainda é possível evitar a contaminação durante o parto. Também é importante lembrar que, mesmo que a mãe não esteja com Sífilis, os bebês devem realizar o exame para detecção da doença.

Tratamento

No momento em que a Sífilis for identificada, é muito importante que a paciente entre em contato com um médico especializado na área para que o tratamento tenha início o mais rápido possível. No  caso das gestantes, esse tratamento deve ser feito com penicilina, já que é o único medicamento eficaz para tratar a mãe e o bebê simultaneamente. Caso o bebê ainda nasça com Sífilis congênita, é necessário que ele fique no hospital durante 10 dias para que o tratamento seja realizado. 


RESPONSÁVEL:
Rodrigo Farnetano
Infectologista
CRM-MG: 37024

Comentários (0)

Não há nenhum comentário a ser exibido

Tópicos Relacionados